28/04/2025 às 13:43
Começou a reunião de chanceleres dos países membros do Brics, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.
As delegações chegaram por volta das 10h30 e fizeram a foto oficial. Agora acontece a primeira sessão do encontro, presidida pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Essa sessão debate o papel dos Brics na abordagem de crises globais e regionais e no avanço dos caminhos para a paz e a segurança.
No sábado, o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores e Sherpa do Brasil no Brics, embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, antecipou os assuntos que vão ser tratados ao longo desses dois dias, nos quais estão previstas três sessões. Entre os temas prioritários estão o enfrentamento à guerra tarifária e a ampliação nos investimentos em fundos ambientais.
A partir dessas reuniões, os chanceleres têm o papel de preparar as decisões que serão tomadas pelos líderes dos países membros na Cúpula final, marcada para o início de julho, também no Rio de Janeiro.
O Brics é um agrupamento formado por 11 países membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Serve como espaço de articulação político-diplomática de países do Sul Global e de cooperação nas mais diversas áreas.
Para ler no celular, basta apontar a câmera