Sousa/PB -

Extras

Exposição no Masp traz bordados de mulheres atingidas por barragens

Rádio Agência

28/04/2025 às 20:26

Tamanho da Fonte

Baixar

Uma exposição inédita no Masp, o Museu de Arte de São Paulo, traz bordados costurados por mulheres brasileiras atingidas por barragens. A mostra reúne 34 arpilleras – um tipo específico de arte têxtil - produzidas pelo Coletivo Nacional de Mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens.

As peças em exposição denunciam não só o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais. Entre tecidos e bordados, estão também denúncias sobre a reforma trabalhista, a especulação imobiliária, a insegurança alimentar, a violência sexual e até mesmo as consequências provocadas pela pandemia da covid-19.

Arpillera, base dos bordados na exposição, é uma linguagem têxtil e politicamente engajada que surgiu no Chile, nos anos 1970, durante a ditadura de Augusto Pinochet. Lá, as mulheres, mães, esposas, filhas dos presos políticos bordavam no tecido da juta para denunciar as torturas, os desaparecimentos, a luta por liberdade.

No Brasil, mulheres da Amazônia, do interior da Bahia, de Minas, do Rio Grande do Sul, que integram o Movimento dos Atingidos por Barragens, costuram as arpilleras juntas em oficinas.

Para a curadora da exposição, Isabella Rjeille, a força dos bordados está justamente nesta mobilização coletiva para contar estas histórias.

Com muitas mãos entre retalhos, linhas e agulhas, a gaúcha Suellen Fagundes é um das que teceram histórias de luta nos bordados, denunciando as enchentes no Rio Grande do Sul, ano passado.

Contar suas histórias e gravar nos tecidos a memória do que as atinge. As bordadeiras denunciam violações de direitos humanos, mas costuram juntas também sonhos e esperanças.

A exposição fica em cartaz no Masp até 3 de agosto. Às terças-feiras, a entrada é gratuita.

Itaituba (PA), 28/04/2025 - Obra da exposição de Mulheres Atingidas da região de Itaituba. O preço da luz é um roubo, 2014. Foto: Filipe Berndt/Divulgação Itaituba (PA), 28/04/2025 - Obra da exposição de Mulheres Atingidas da região de Itaituba. O preço da luz é um roubo, 2014. Foto: Filipe Berndt/Divulgação
© Filipe Berndt/Divulgação
Cultura Mostra fica em cartaz até 3 de agosto undefined 28/04/2025 - 20:27 Bianca Paiva / Radioagência Joana Cortes, da Rádio Nacional bordadeiras MASP Coletivo Nacional de Mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens segunda-feira, 28 Abril, 2025 - 20:27 2:31

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera