28/04/2025 às 19:13
O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (28), novo leilão para captar recursos para recuperação de terras degradadas. O objetivo é restaurar 1 milhão de hectares nos biomas da Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado, Pampa e Pantanal. A região amazônica terá um edital específico para recuperação de terras ainda este ano.
A leilão busca atrair capital privado para financiar projetos que transformem terras degradadas, de baixa produtividade, em sistemas produtivos sustentáveis.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou o papel do governo de integrar preservação ambiental e desenvolvimento do país.
Em cada lance do leilão será exigido um valor mínimo de R$ 100 milhões, devendo ainda prever um volume de hectares a serem recuperados. A expectativa é arrecadar até R$ 10 bilhões para investimento na recuperação de terras.
Os recursos serão destinados a produtores rurais, cooperativas agropecuárias e empresas da cadeia produtiva do agronegócio. Os projetos financiados devem seguir uma série de critérios ambientais, como controle na emissão de gases de efeito estufa, sendo que 50% dos investimentos devem ser para produção de alimentos e 10% dos financiamentos devem ser para a recuperação na Caatinga.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirma que o edital vai permitir avançar no combate ao desmatamento no país.
Para o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o país não precisa desmatar para ampliar sua produção agropecuária.
O Brasil conta hoje com 82 milhões de hectares de terras degradadas. A meta do governo é recuperar até 40 milhões de hectares de pastagens nos próximos 10 anos.
Este é o segundo leilão do programa Eco Invest, que integra o plano de transformação ecológica para combater os efeitos das mudanças climáticas. O edital deve ser publicado nesta terça-feira (29) e as propostas devem ser apresentadas até 13 de junho.
Para ler no celular, basta apontar a câmera