29/04/2025 às 13:49
Alunos de escolas públicas e privadas têm até quinta-feira, 1° de maio, para se inscrever na edição desse ano tanto da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica quanto da Olimpíada Brasileira de Foguetes.
Os participantes da OBA, Olimpíada Brasileira de Astronomia, serão avaliados por meio de uma prova, marcada para o dia 16 de maio. Serão dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica, com quatro níveis de dificuldade para estudantes desde o 1º ano do ensino fundamental até o ensino médio. Os melhores classificados no último nível podem participar de seletivas para representar o Brasil em competições internacionais.
O evento é promovido pela Sociedade Astronômica e pela Agência Espacial Brasileira. Nesta semana, o coordenador da OBA, João Canalle, esteve em Brasília e assinou um oficio de cooperação com o Comando da Aeronáutica.
Já a Olimpíada Brasileira de Foguetes é para estudantes do ensino fundamental até a educação superior. Os participantes devem construir e lançar foguetes com materiais como canudo, garrafa pet e tubo PVC, de acordo com cada nível. O alcance é medido pelos professores, que enviam os resultados na plataforma da olimpíada. Os melhores colocados dos níveis 3 ao 6 também são convidados para "Jornadas de Foguetes", que acontecem no Rio de Janeiro.
Na Olimpíada Brasileira de Astronomia, a participação do ano passado foi recorde. Foram quase 900 mil alunos de escolas públicas e mais de 500 mil de particulares. Para se inscrever, ainda dá tempo de falar com o professor responsável pela aplicação da olimpíada na escola e acessar a plataforma app.oba.org.br. Para mais informações, é só entrar em contato com o e-mail [email protected].
Para ler no celular, basta apontar a câmera