29/04/2025 às 15:51
Um ano após a tragédia climática que causou enchentes e alagamentos no Rio Grande do Sul, mais de 200 cidades gaúchas tiveram situações de emergência ou calamidade reconhecidas pelo governo federal.
É o que disse, nesta terça-feira, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Segundo ele, é importante que os recursos federais sejam demandados por estado e municípios.
A declaração foi nesta terça, durante progama Bom Dia, Ministro, da EBC. Em relação às situações de risco, principalmente em casos de enchentes, o ministro citou o sistema “Defesa Civil Alerta”, criado após a crise que provocou a morte de mais 180 pessoas, no Rio Grande do Sul e que vai chegar a outras regiões.
De acordo com Waldez Goes, a eficácia do sistema depende, também, da população, que deve levar os alertas a sério.
O titular da Integração conta que, desde a tragédia climática com os gaúchos, o governo federal destinou R$ 111 bilhões, sendo que 80% já foi executado pelos municípios. Segundo Waldez, os investimentos geraram aumento no PIB, Produto interno Bruto, a soma das riquezas do estado, em 4,9%: um acréscimo acima do PIB brasileiro, que subiu 3,4%.
Para ler no celular, basta apontar a câmera