Sousa/PB -
Em Minas Gerais

PF deflagra Operação para combater fraudes em benefícios do INSS

Na ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

Da Redação Repórter PB

27/03/2024 às 07:20

Imagem Operação para combater fraudes em benefícios do INSS

Operação para combater fraudes em benefícios do INSS ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Nesta terça-feira, (26/3), a Polícia Federal, em colaboração com a Coordenação de Inteligência da Previdência Social (COINP), deflagrou a Operação Vaqueiro com o objetivo de desarticular esquemas fraudulentos de benefícios do INSS.

As investigações conduzidas pela equipe da Força Tarefa Previdenciária/MG levaram à identificação de uma pessoa envolvida na fraude aos cofres da União.

Na ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão no município de Belo Horizonte/MG, expedido pela 1ª Vara Federal Criminal de BH/MG.

O método utilizado pelo fraudador envolvia a utilização de pessoas fictícias, incluindo a falsificação de certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovantes de residência, tudo com o objetivo de fraudar o INSS.

Laudo de biometria forense, elaborado por policiais federais, permitiu também a identificação de outras pessoas fictícias criadas para a obtenção da vantagem ilícita previdenciária. As fraudes praticadas envolveram, em sua maioria, benefícios de amparo ao idoso de baixa renda.

O esquema ilícito resultou em um prejuízo para a União de mais de duzentos e oitenta e cinco mil reais, enquanto a descoberta das fraudes praticadas pelo investigado evitará um prejuízo superior a cento e setenta mil reais aos cofres públicos.

O investigado será autuado pela prática do crime de estelionato qualificado.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.