14/11/2024 às 07:00
Nessa quarta-feira (13), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional, oficializou o reconhecimento de situação de emergência em 30 cidades brasileiras atingidas por eventos climáticos adversos.
A publicação foi feita no Diário Oficial da União, permitindo que essas prefeituras solicitem recursos federais para ações de defesa civil e resposta aos desastres.
Os desastres abrangem diversas regiões e fenômenos. A estiagem afeta cidades em Alagoas (Craíbas e Delmiro Gouveia), Bahia (Aracatú, Fátima, Feira de Santana, entre outras), Ceará (Catunda e Meruoca), Paraíba (municípios como Água Branca e Coxixola), Pernambuco (Sertânia) e Sergipe (Macambira e Pinhão). No Rio Grande do Norte, municípios como Boa Saúde e Venha-Ver sofrem com a seca, período ainda mais prolongado de ausência de chuvas que a estiagem. Já as chuvas intensas trouxeram transtornos para Galiléia e Uberaba, em Minas Gerais, e Mendes Pimentel, também em Minas, e Rio Azul, no Paraná, foram castigados por tempestades de granizo. No Pará, a cidade de Baião enfrenta incêndios florestais, uma ameaça crescente na região.
Como Solicitar os Recursos
Com o reconhecimento da situação de emergência, as cidades podem buscar recursos do MIDR para medidas de defesa civil por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). O sistema centraliza os planos de trabalho e as metas a serem cumpridas, que são então analisados pela equipe técnica da Defesa Civil. Com a aprovação do pedido, o valor será oficializado em uma portaria no Diário Oficial da União.
Capacitações para Uso do S2iD
A Defesa Civil Nacional oferece capacitações online para agentes municipais e estaduais, preparando-os para utilizar o S2iD e qualificar o atendimento emergencial. Esses cursos são direcionados aos profissionais das esferas de proteção e defesa civil em todos os níveis governamentais.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera