Sousa/PB -
pesquisa

Gusttavo Lima surge como oposição contra Lula em 2026, aponta pesquisa Genial/Quaest

A pesquisa ouviu 4.500 eleitores entre os dias 23 e 26 de janeiro e testou seis cenários diferentes de segundo turno

Da Redação Repórter PB

03/02/2025 às 10:07

Imagem Cantor Gusttavo Lima

Cantor Gusttavo Lima ‧ Foto: Reprodução Instagram/Contigo

Tamanho da Fonte

O cantor Gusttavo Lima (sem partido) é o nome da oposição que mais se aproxima do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma eventual disputa no segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3), Lula venceria Lima por uma margem de seis pontos percentuais: 41% contra 35%.

A pesquisa ouviu 4.500 eleitores entre os dias 23 e 26 de janeiro e testou seis cenários diferentes de segundo turno. Apesar de Lula liderar em todos, Gusttavo Lima se mostrou o adversário mais competitivo entre os nomes avaliados, incluindo políticos experientes como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL).


Contra Tarcísio, Lula aparece com 43% das intenções de voto, enquanto o governador tem 34%. Nos embates com Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal (PRTB), o presidente alcança 44%, enquanto ambos os opositores empatam com 34%.

O levantamento também incluiu os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais. Nesses cenários, a vantagem de Lula é ainda maior: ele atinge 45% contra 28% de Zema e 26% de Caiado.

A ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível para 2026, é um fator que reorganiza o campo da direita. A pesquisa mostra que nenhum dos nomes testados conseguiu reduzir a vantagem de Lula para menos de dois dígitos, exceto Gusttavo Lima, cuja presença no levantamento reflete a busca por alternativas fora do ambiente político tradicional.

A pesquisa também destaca o aumento da reprovação do governo Lula. Pela primeira vez desde o início do mandato, 49% dos brasileiros afirmaram desaprovar a gestão, enquanto 47% a aprovam. Esse cenário coloca ainda mais pressão sobre o governo, que enfrenta sérias dificuldades para conquistar a confiança dos brasileiros.

 

Fonte: hora brasília

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.