17/02/2025 às 14:08
A crescente influência da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, nos bastidores do Palácio do Planalto tem gerado forte insatisfação entre aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Fontes próximas ao governo alertam que sua postura interfere diretamente na articulação política e pode se tornar um fator desestabilizador para a gestão petista.
Segundo apuração exclusiva, ministros e assessores reclamam que Janja tem dificultado o acesso ao presidente, além de atuar em decisões estratégicas sem a devida interlocução com setores do governo. “Se Lula não colocar um freio, ela vai derrubar esse governo”, afirmou um aliado do alto escalão, sob condição de anonimato.
Os desentendimentos internos se intensificaram após a primeira-dama protagonizar episódios polêmicos. No G20 Social, por exemplo, Janja insultou o bilionário Elon Musk, gerando um constrangimento diplomático que obrigou Lula a intervir e minimizar a situação. Além disso, sua atuação independente em agendas presidenciais, como visitas a áreas de desastre sem a presença do presidente ou do vice, levou a oposição a questionar sua legitimidade e até protocolar pedidos de investigação na Procuradoria-Geral da República.
Parlamentares da base aliada também demonstram preocupação com a influência da primeira-dama nas decisões políticas e na comunicação oficial do governo. “Ela ignora ministros, atropela a articulação e está gerando um ruído desnecessário. Isso pode custar caro para o governo”, afirmou um líder partidário.
Se a influência de Janja não for contida, sua atuação pode comprometer a estabilidade política da gestão petista.
Fonte: Informações com Hora Brasília
Para ler no celular, basta apontar a câmera