Sousa/PB -
CHIUSURA

FICCO cumpre mandados judiciais em apoio à operação da DRACO

Operação CHIUSURA: Desarticulação de Organização Criminosa Envolvida em Tráfico de Drogas e Lavagem de Dinheiro em Alagoas e Outros Estados.

Da Redação Repórter PB

28/03/2025 às 15:00

Imagem Cumprimentos de mandados de prisão temporária e mandado de busca e apreensão

Cumprimentos de mandados de prisão temporária e mandado de busca e apreensão ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

Nesta sexta-feira (28/3) a FICCO/AL cumpriu 02 (dois) mandados de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão, em apoio à deflagração da denominada operação CHIUSURA, pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) da Polícia Civil do Distrito Federal, que visa desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro.

Segundo a PC/DF, as investigações identificaram uma estrutura criminosa altamente sofisticada e organizada, dividida em núcleos que operavam de forma coordenada no Distrito Federal e em diversos estados, incluindo Goiás, Rondônia, Mato Grosso do Sul e regiões do Nordeste. A rede adquiria drogas em áreas fronteiriças, assegurava o transporte seguro dos entorpecentes e distribuía as drogas no DF e em outros estados, além de realizar complexas operações de lavagem financeira.

Apurou-se que traficantes oriundos de Goiás, atualmente radicados em Maceió/AL, mantêm associação criminosa com um traficante internacional natural de Campo Grande/MS, identificado como líder local de uma facção criminosa paulista. Esse indivíduo encontra-se preso na Bolívia desde o ano de 2023, ocasião em que foi capturado com granadas de uso restrito e uma aeronave carregada com cocaína.

Caso condenados, os investigados estarão sujeitos ao cumprimento de penas que podem ultrapassar 30 anos de reclusão, em razão da prática dos crimes de integração em organização criminosa, tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro praticada de forma reiterada e estruturada, por meio de engrenagem criminosa voltada à ocultação de ativos ilícitos.

A FICCO/AL, Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, é uma força-tarefa criada por meio de Acordo de Cooperação Técnica, firmado em 2023, composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Penal, a qual tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no enfrentamento ao crime organizado e violento no Estado de Alagoas.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.