24/03/2025 às 20:05
O plantão deste final de semana (21 a 23) registrou 237 atendimentos na urgência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade da rede estadual de saúde em Coremas. Desse total, 50 casos foram de pacientes que se queixavam de dores diversas. A segunda maior causa de procura pelo serviço foi de pessoas com diarreia, com 21 registros, e a terceira maior demanda foi de pacientes com sintomas de síndrome gripal. No período, 14 pessoas precisaram ficar internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas.
O plantão de maior demanda foi o da sexta-feira (21), quando 89 pessoas foram atendidas. No sábado (22), mais 73 pacientes deram entrada na unidade e, no domingo (23), outras 75 passaram por avaliação médica.
As causas das 14 internações foram pneumonia, neoplasia, bronquite, infecção do trato urinário, asma, lesão infectada, dor, pneumonia adquirida da comunidade, doença pulmonar obstrutiva crônica, gastroenterocolite aguda (GECA- inflamação do estômago e intestino) e dispepsia (indigestão).
Além de pacientes com queixas de dores e diarreia, o hospital atendeu ainda pacientes com cefaleia (9), crise nervosa (9), dificuldade de urinar (6), crise hipertensiva (6), reação alérgica (4), com complicações com diabetes (4), retirada de corpo estranho (4), convulsão (4), sangramento (3), entre outras ocorrências.
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera