Sousa/PB -
Homenagem

Programa Espaço Cultural tem ‘Arraiá de São Pedro’ e tributo a Zé Marcolino

Apresentação é do jornalista Jãmarrí Nogueira, das 22h à meia-noite.

Da Redação Repórter PB

01/07/2022 às 13:00

Imagem ‘Espaço Cultural’ está com uma playlist cheinha de forró, xote e baião para comemorar o São Pedro

‘Espaço Cultural’ está com uma playlist cheinha de forró, xote e baião para comemorar o São Pedro ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

No último dia do mês junino, o ‘Espaço Cultural’ está com uma playlist cheinha de forró, xote e baião para comemorar o São Pedro. Realizado pela Funesc, o programa desta quinta-feira, dia 30, na Tabajara FM (105,5), também prestará uma homenagem ao cantor e compositor paraibano Zé Marcolino (um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião). Apresentação é do jornalista Jãmarrí Nogueira, das 22h à meia-noite.

O primeiro bloco terá Beto Brito, Os Gonzagas, Sivuca, Xisto Medeiros, Lucy Alves, Vital Farias, Fulô Mimosa e Laerson Alves. Já no segundo bloco, As Parêa, Fulô do Mussambê, Nathalie de Lima, Seu Pereira, Felipe Alcântara, Capilé, Edglei Miguel e Edmar Miguel.

No terceiro bloco, mais músicas para forrozar e levantar poeira com a banda Os Fulano, Osmando Silva, Juliette e Júlio Martins, além de PS Carvalho, Fabiano Guimarães, Totonho e Zabé da Loca.

Fechando o programa, o quarto bloco traz canções de Zé Marcolino gravadas por ele mesmo na década de 1980. Um tributo a um dos maiores nomes da música popular brasileira. Esse artista paraibano é autor de sucessos como ‘Cacimba Nova’ e ‘Numa sala de reboco’.

O programa Espaço Cultural – que só toca música da Paraíba - pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ (das 22h até meia-noite) e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

Zé Marcolino - Parceiro de Luiz Gonzaga a partir dos anos 1960, Zé Marcolino é sinônimo de talento e persistência. Suas primeiras parcerias com o Rei do Baião gravadas pelo mesmo foram os baiões ‘Pássaro carão’ e ‘Matuto aperreado’, em 1962. No ano seguinte, Luiz Gonzaga gravou de sua autoria o baião ‘Pedido a São João’. Em 1963, teve o baião ‘Caboclo nordestino’ gravado no LP ‘Pisa no pilão’, de Luiz Gonzaga.

Em 1964, compôs com Luiz Gonzaga dois dos grandes sucessos do Rei do Baião naquela década, a toada ‘Cacimba nova’ e o xote ‘Numa sala de reboco’. Em 1965, compôs ‘Fogo sem fuzil’ e ‘Quero chá’, polquinhas, ambas em parceria com Gonzagão, que as gravou no LP ‘Quadrilhas e marchinhas juninas’.

Em 1983, compôs com Luiz Gonzaga ‘Projeto Asa Branca’, gravado no LP ‘70 anos de sanfona e simpatia’. Em 1986, compôs ‘Boca de Caieira’, gravada por Gonzaga no disco ‘Forró de cabo a rabo’. Faleceu no dia 20 de setembro de 1987, após acidente em uma rodovia de Afogados da Ingazeira (PE).

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.