16/12/2024 às 10:55
Uma grande noite com clima natalino será proporcionada pela Orquestra Sinfônica da Paraíba nesta quinta-feira (19), no Concerto de Natal, com regência do maestro Gustavo de Paco de Gea e participação especial do cantor lírico Túlio Melo e do Coro Sinfônico da Paraíba.
O concerto começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita. Além das natalinas, esta apresentação especial de encerramento da temporada 2024 contará também com músicas italianas bastante conhecidas do grande público.
“Adeste Fideles”, de autoria anônima, vai abrir o concerto, que segue com a execução de “A Christmas Festival”, do compositor norte-americano Leroy Anderson; e as valsas do austríaco Johann Strauss, “Sonhos nos Bosques de Viena” e “Asas da Fénix”.
O concerto continua com “Jingle Bell Rock”, do americano Bobby Helms; “O Sole Mio”, do italiano Eduardo di Capua; “Com Te Partirò, composição dos também italianos Francesco Sartori e Lucio Quarantotto, e “My Way”, dos franceses Claude François e Jacques Ravaux.
A última parte do concerto tem “Noite Santa”, do francês Adolphe Adam; “Nessun Dorma”, do italiano Giacomo Puccini; e “Noite Feliz”, música do compositor austríaco Franz Gruber.
“Teremos um concerto eminentemente natalino, com músicas bem representativas do Natal de todas as épocas e de vários países, e com algumas músicas não natalinas, mas com a ideia de difundir alegria”, disse o maestro Gustavo de Paco. “Vamos a iniciar o concerto só com a orquestra e depois teremos outra parte com o solista Túlio Melo, que também estará nas últimas três músicas, com a participação do coro sinfônico”.
“O nosso solista começará com a famosíssima e muito conhecida Jingle Bell Rock, uma canção escrita por Bobby Helms, que é extremamente popular. E para encerrar a celebração, apresentaremos a famosa Noite Feliz, também conhecida como Noite de Natal, de Franz Gruber”, explicou.
O maestro destacou alguns pontos dessa apresentação. “Nosso solista escolheu interpretar a famosa canção italiana O Sole Mio, acompanhada pela orquestra. Apesar de não ser uma música natalina, ela é frequentemente executada em concertos natalinos ao redor do mundo. O Sole Mio é uma das canções italianas mais famosas e queridas do repertório mundial, especialmente popularizada por Pavarotti. Tenho certeza de que nosso solista fará uma apresentação divina, e o público reconhecerá e apreciará essa peça tão emblemática da música italiana”.
O cantor Túlio Melo também escolheu interpretar uma música popularizada por Andrea Bocelli, mantendo a linha italiana. “Ele apresentará a famosa Con Te Partirò. É uma canção muito famosa e amplamente reconhecida, justamente graças ao seu intérprete, Andrea Bocelli”.
“Teremos ainda a participação do nosso querido coral junto com o solista Túlio Melo na interpretação de uma belíssima música, Noite Santa, uma peça bastante antiga e genuinamente natalina. Para finalizar, apresentaremos uma música também muito conhecida: My Way. Essa canção, originalmente da década de 1960, foi escrita por autores franceses, mas traduzida e adaptada para o inglês por Paul Anka. Frank Sinatra foi o intérprete mais famoso dessa música, que ganhou o mundo graças à sua interpretação marcante”, ressaltou o maestro Gustavo de Paco.
Para o cantor lírico Túlio Melo, esta apresentação será um marco na sua carreira. “O concerto com a sinfônica da Paraíba será um momento muito especial para mim, em se tratando que este ano estou celebrando 15 anos de carreira. Ao receber o convite do maestro Gustavo de Paco fiquei bastante feliz e honrado”, afirmou.
“Apresentarei canções do meu repertório internacional, grandes canções como O Sole Mio, My Way, dentre outras, músicas que fizeram parte do meu sucesso nos navios de cruzeiros ao redor do mundo, além das canções natalinas que serão apresentadas com a participação do coro sinfônico. As expectativas são altas e estou muito empolgado para cantar para os pessoenses”, comemorou o solista.
Túlio Melo nasceu em João Pessoa e estudou ópera na Universidade Federal da Paraíba e jazz na New York Jazz Academy. É cantor profissional há mais de 20 anos, tendo se apresentado em bandas de festas para eventos privados e cerimônias de casamento por cinco anos consecutivos. Também trabalhou em navios de cruzeiro por dez anos para várias empresas.
O cantor Túlio Melo atua como crooner de jazz, desenvolve projetos musicais focados no repertório italiano e canta em grandes eventos. É multi-instrumentista, arranjador e compositor, com dois álbuns lançados em 2013 e 2024. Apresenta-se em navios de cruzeiro como artista convidado e em festivais de música e eventos privados por todo o Brasil.
Natural de Buenos Aires (Argentina), Gustavo de Paco de Gea graduou-se pelo Conservatório Juan José Castro. Depois de atuar como docente e flautista em orquestras argentinas, foi convidado pela Universidade Federal da Paraíba para ser professor do Curso Superior e de Extensão de Flauta, onde ensina até hoje.
Foi membro fundador do Quinteto Latinoamericano de Sopros e da Orquestra Sinfônica da Paraíba, atuando como primeiro flautista, e desde 1985, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Recife (PE). Detentor de vários prêmios nacionais e internacionais, Gustavo de Paco de Gea tem se apresentado nos mais importantes festivais do Brasil.
É regente de orquestra desde 2001, ano em que criou a Orquestra de Câmara Municipal de João Pessoa, sendo diretor artístico e regente titular até 2010. Em 2012 foi nomeado maestro e diretor artístico da Orquestra Criança Cidadã, em Recife (PE), e, no ano seguinte, foi designado para reger o Concerto de Estreia da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), regendo desde então recorrentemente esse organismo como maestro convidado.
De 2014 a 2018, foi maestro assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e atualmente é o regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba.
Fundado em 1960, é o coro oficial da Orquestra Sinfônica da Paraíba, formado por coristas da mais larga experiência e das mais variadas idades e profissões, que desenvolvem o gosto pelo canto coral, com o objetivo de proporcionar a todos uma música de qualidade.
Tem atuado junto à OSPB em diversos concertos, com grande repercussão no meio musical, apresentando importantes obras para coro e orquestra, além de concertos didáticos e populares. O grupo tem, em seu currículo, inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais em diversas partes do Brasil e em encontros de coros.
O regente – Daniel Berg possui graduação em Língua Francesa, bacharelado em Música e mestrado pela Universidade Federal da Paraíba. Estudou também na UNIL (Universidade de Lausanne - Suíça), tem pós-graduação em musicoterapia e é especialista em regência pela Universidade Federal da Bahia.
Como maestro e solista, apresentou-se na Suíça, França, Alemanha, Letônia e Rússia. Como professor de educação musical, leciona musicalização infantil em algumas escolas da capital. Foi regente do coro da cidade de Gatchina, na Rússia, e professor de regência a convite da associação de regentes da Rússia, no conservatório de música em São Petersburgo, representando a América Latina.
Entrada gratuita – Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. O programa do concerto ficará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.
Serviço
Concerto de Natal
Orquestra Sinfônica da Paraíba
Regência: Maestro Gustavo de Paco de Gea
Participação: Coro Sinfônico da Paraíba
Regência: Maestro Daniel Berg
Solista: Túlio Melo (cantor lírico)
Dia: 19 de dezembro (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural
Ingresso: Gratuito
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera