27/03/2025 às 09:40
O artista multimídia Cristovam Tadeu (1962-2017) recebe homenagem póstuma com uma exposição na Unidade Tambaú da Fundação Casa de José Américo (FCJA), que será inaugurada, nesta sexta-feira (28), às 15h. O novo equipamento está situado à Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 122, no Bairro de Tambaú, em João Pessoa, e destaca-se como uma extensão da FCJA, com o objetivo de ampliar o acervo do patrono escritor e político paraibano.
De acordo com Débora Oliveira, uma das organizadoras da exposição ‘Cristovam Tadeu – O humor em movimento’, o acervo será distribuído em três painéis que apresentam uma panorâmica de diversas facetas de sua vida: pessoal, caricaturista, humor, ativista político, além das vertentes de jornalista, diretor e roteirista, entre outras.
Sobre a exposição, o curador Iam Pontes destaca: “A Fundação Casa de José Américo tem a honra de apresentar a exposição em homenagem a Cristovam Tadeu, um dos grandes nomes do humor paraibano. Jornalista, ator, diretor de teatro e cartunista, Cristovam construiu uma carreira brilhante, marcada pela irreverência, criatividade e talento multifacetado”.
Iam ainda ressalta que, desde suas primeiras tirinhas publicadas aos 12 anos no jornal O Norte, até sua atuação no teatro, televisão e rádio, Cristovam foi pioneiro no estilo one man show na Paraíba e imortalizou personagens da política, cultura e religião por meio de suas imitações e charges afiadas. Criador do Movimento Humorial e do primeiro programa de humor da Paraíba, ‘Sábado de Graça’, deixou um legado que transcende gerações.
Na exposição da inauguração da Unidade Tambaú, o público poderá mergulhar no universo criativo de Cristovam Tadeu, explorando seus desenhos, ilustrações, charges, roteiros, tirinhas e documentos pessoais, disponíveis na Fundação Casa José Américo. “Uma oportunidade única de revisitar sua trajetória e celebrar sua inestimável contribuição para a cultura paraibana”, analisa Iam Pontes.
A Unidade Tambaú é uma forma de expandir o serviço da FCJA e, ao mesmo tempo, criar uma nova leva de usuários. Nos últimos anos, a instituição teve um acréscimo consistente de novos acervos. O novo equipamento vai permitir que uma geração que desconhece o papel da FCJA possa ter um acesso mais lúdico, rápido e interativo com os serviços e arquivos da Fundação.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera