Sousa/PB -
Ensino

Faculdade SENAI promove educação superior profissional e tecnológica para a indústria

A instituição tem se dedicado a ações de formação focadas não só em habilidades técnicas, como também em habilidades comportamentais.

Por Redação do Reporterpb

10/08/2022 às 20:53

Imagem Irenaldo Quintans, vice-presidente da CBIC e membro da diretoria da FIEP.

Irenaldo Quintans, vice-presidente da CBIC e membro da diretoria da FIEP. ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

A Faculdade SENAI da Paraíba, durante seus sete anos de existência, por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação e de extensão, já foi responsável por levar o ensino superior a centenas de pessoas. Durante esse tempo em que se mantém focada na promoção da educação superior profissional, a instituição fortaleceu suas ações de formação com base científica, tecnológica e humanística.

Entre os cursos da faculdade, o de Tecnologia em Automação Industrial destaca-se pela formação de qualidade oferecida aos alunos. O curso tem duração de três anos, e busca capacitar, através de aulas teóricas e práticas, no desenvolvimento, implementação e manutenção de sistemas de controle e automação industrial com o objetivo de otimizar os processos da indústria e reduzir seus custos. No último dia 28 de julho, a instituição formou duas novas turmas no curso Tecnologia em Automação Industrial. Esses novos profissionais podem ingressar no mercado de trabalho, sobretudo no setor industrial, em segmentos metalúrgicos, químicos, de bebidas e de papel e celulose. Portanto, a Faculdade também está engajada em levar para o mercado, profissionais capacitados para exercerem com eficiência suas ocupações.

O patrono das duas últimas turmas, formadas no último mês de julho pela Faculdade SENAI da Paraíba, o vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC e membro da diretoria da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, Irenaldo Quintans, destaca a importância dessa formação e da contribuição do SENAI para a sociedade. “É importante registrar a tarefa extraordinária, levada à cabo pelo SENAI, na oferta de educação de excelência às camadas mais carentes da população, ao longo dos seus anos, contribuindo de forma decisiva na redução das desigualdades sociorregionais deste país”, ressaltou. 

Irenaldo salientou que “a produtividade do chão de fábrica é um elemento essencial na redução das dificuldades estruturais que atrasam o crescimento do país” e por isso é importante focar na formação de mão de obra capacitada para ocupar esses espaços. Ele resgata os princípios de Frederick Taylor sobre o conceito de produtividade para evidenciar essa importância. “A primeira premissa do taylorismo é evitar o improviso, a segunda é aplicar sempre o conhecimento técnico-científico disponível, a terceira é identificar previamente e compatibilizar as aptidões do profissional para a função e, por último, treiná-lo adequadamente para o desempenho do ofício, princípio que o SENAI tem defendido”, disse o patrono das turmas. 

“Há dois componentes humanos, dos quais utilizo para complementar as premissas do taylorismo, a criatividade e a ética, dois componentes que estão diretamente associados à produtividade. A empresa que não abrir espaço para que a criatividade emerja como complemento da ciência, criando caminhos para que surjam soluções mais eficazes e produtivas, estará abrindo mão de seu insumo transformador”, disse o patrono das turmas, complementando que “a ética, por sua vez, é concernente ao indivíduo, e significa fazer o que é certo, mesmo que lhe seja permitido fazer o errado”, sendo um conceito essencial na formação de um profissional. 

Irenaldo Quintans destacou a produtividade, a criatividade e a ética como fundamentos que devem andar juntos e inerentes ao profissional no mercado de trabalho. É por isso que a Faculdade SENAI tem se dedicado a ações de formação focadas não só em habilidades técnicas, como também em habilidades comportamentais e no incentivo ao trabalho de pesquisa, aproximando as empresas do universo acadêmico, formando profissionais de excelência para atuarem em prol do desenvolvimento industrial do estado.

Além da graduação em Tecnologia em Automação Industrial, a instituição possui ainda os cursos de pós-graduação em Auditoria e Controladoria na Gestão Financeira, Automação e Controle de Processos Industriais, Compliance e Gestão Tributária, Gestão Empresarial, Gestão Estratégica de Pessoas, Modelagem Criativa, Planejamento, Execução e Controle de Obras Civis e Tecnologia BIM Aplicada a Construção Civil, além de cursos de extensão como Alfaiataria Industrial, Design Pessoal, Fotografia da Moda, Indústria 4.0, Lean Manufacturing e Planejamento Orçamentário.

Informações adicionais podem ser obtidas no site da instituição www.faculdadesenaidaparaiba.com.br. 

Fonte: Ascom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.