Sousa/PB -
Lançamento

Educação da Paraíba lança editais do Se Liga no Enem e Desafio Nota 1000 com mais de 34 mil vagas

O Centro de Formação de Educadores em Campina Grande foi palco de muita animação, na manhã desta terça-feira (26), durante o lançamento dos editais do Se Liga no Enem, Se Liga no Enem PPL e Desafio Nota 1000.

Por Redação do Reporterpb

26/03/2024 às 20:38

Imagem Educação da Paraíba lança editais do Se Liga no Enem e Desafio Nota 1000 com mais de 34 mil vagas

Educação da Paraíba lança editais do Se Liga no Enem e Desafio Nota 1000 com mais de 34 mil vagas ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

O Centro de Formação de Educadores em Campina Grande foi palco de muita animação, na manhã desta terça-feira (26), durante o lançamento dos editais do Se Liga no Enem, Se Liga no Enem PPL e Desafio Nota 1000. O evento contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, além de secretários executivos, gerentes regionais e mais de 300 alunos de escolas estaduais da região, juntamente com estudantes universitários que se beneficiaram dos programas que têm se destacado no fortalecimento do acesso ao Ensino Superior na Paraíba. De acordo com o edital, as inscrições para o Se Liga acontecem entre 27 de março e 19 de abril. Os interessados podem se inscrever através do link bit.ly/SLPBEnem2024 .

Com 34 mil vagas destinadas a estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos e egressos da Rede Estadual da Paraíba, o Se Liga no Enem oferece uma série de recursos para preparação, incluindo estudo orientado noturno ao vivo de segunda a quinta-feira, videoaulas, material de apoio em PDF, simulados com questões autorais no modelo Enem, podcasts transmitidos pela rádio Tabajara e no Spotify, além de atividades como jogos e festivais presenciais em todas as Gerências Regionais de Educação (GREs). Já o Desafio Nota 1000 está diretamente ligado ao ensino, produção e avaliação de redações. Desde 2020, o programa já atendeu mais de 25 mil estudantes, corrigindo quase 600 mil redações e proporcionando formação continuada a mais de 800 professores de Língua Portuguesa.

Iniciado como um movimento do Governo do Estado da Paraíba, o Se Liga no Enem tem beneficiado mais de 70 mil estudantes por meio de revisões, práticas laboratoriais, oficinas, atividades culturais e trocas de experiências tanto na modalidade remota quanto presencial. Além disso, mais de 1.000 professores em todas as áreas do conhecimento têm recebido formação continuada. A estudante da 3ª série Heloísa Portela, da Escola Estadual Murilo Braga, em Campina Grande, presente na solenidade, disse que está ansiosa para a chegada do Enem. “Eu quero fazer Odontologia e o Se Liga no Enem veio para ajudar, veio para mudar muita gente. É um programa fundamental na vida de todos os estudantes”, afirma.

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) tem viabilizado também o programa Se Liga no Enem PPL desde 2020. Destinado às Pessoas Privadas de Liberdade, o programa oferece recursos como aparelhos tecnológicos, simulados, podcasts, videoaulas e outras atividades, contribuindo para a reintegração desses indivíduos à sociedade. Em 2023, o programa registrou a aprovação de 50 reeducandos no Sisu, representando um crescimento de 32% em relação aos anos anteriores. “É uma ação do Governo do Estado que também alcança pessoas que estão privadas de liberdade, comunidades muitas vezes invisíveis. Só na última edição, nós tivemos mais de 1.500 com nota de aprovação no chamado Enem PPL”, destacou o gerente Executivo de Ressocialização da SEAP, João Rosas.

Durante a apresentação, o secretário da Educação, Roberto Souza, ressaltou os resultados alcançados pelos estudantes no ano de 2023. “Um total de 19.080 alunos foi aprovado, o que demonstra o comprometimento e a dedicação dos nossos jovens. Além disso, não posso deixar de destacar o incrível desempenho na redação, com 548 redações alcançando excelência, com notas a partir de 900 pontos. 70% dos aprovados foram participantes ativos dos nossos programas de fomento ao Ensino Superior. Isso ressalta a eficácia dessas iniciativas em preparar nossos jovens para os desafios acadêmicos. Um dado que também nos enche de orgulho é que 81% dos aprovados são estudantes matriculados em Escolas de Regime Integral de Ensino (ECI/ECITS), o que evidencia o sucesso do nosso compromisso com a educação em tempo integral e a qualidade do ensino oferecido nessas instituições”.

Além do lançamento simbólico dos três editais do Se Liga no Enem, Desafio Nota 1000 para Formação de Professores e Desafio Nota 1000 para Estudantes, o evento contou ainda com apresentações culturais realizadas pelos estudantes, compartilhamento de experiências e expectativas para o ano, planejamento para o ano de 2024, demonstrações práticas das atividades do Se Liga, experimentos de física, matemática e biologia, uma aula-show de redação e lançamento do Guia de Formação de Professores do Desafio Nota Mil. “Com certeza depois de hoje eu estou muito mais animado para ‘me ligar’ no Enem e aprender melhor”, contou o estudante da 3ª série da Escola Cidadã Integral (ECI) Félix Araújo, Lucas da Silva.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.