Sousa/PB -
Solenidade

PGJ dá posse a 11 novos servidores do MPPB

A solenidade aconteceu no Auditório Edigardo Ferreira Soares, no edifício-sede do MPPB, em João Pessoa.

Da Redação Repórter PB

01/10/2024 às 17:00

Imagem Posse de 11 novos servidores do MPPB

Posse de 11 novos servidores do MPPB ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

Onze aprovados no último concurso de servidores promovido pelo Ministério Público da Paraíba foram empossados, na tarde desta terça-feira (1/10), no cargo de técnico ministerial sem especialidade. Os novos servidores atuarão nas promotorias de Justiça de Sapé, Ingá, Serra Branca, Jacaraú, Rio Tinto, Monteiro, Sousa, Itaporanga, Piancó e Patos.

A solenidade aconteceu no Auditório Edigardo Ferreira Soares, no edifício-sede do MPPB, em João Pessoa. Ela foi presidida pelo procurador-geral de Justiça Antônio Hortêncio Rocha Neto. Também compuseram a mesa de trabalho a 1ª subprocuradora-geral de Justiça, Vasti Clea Lopes; o 2º subprocurador-geral, Francisco Lavour; o corregedor-geral do MPPB, Francisco Antônio Sarmento; o ouvidor do MPPB, José Guilherme Lemos; o secretário-geral, Rodrigo Marques da Nóbrega; o diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), João Geraldo Barbosa; os procuradores de Justiça Alexandre César Fernandes e José Farias; o presidente da Associação de Servidores do MPPB, Aloysio Carneiro Júnior, e o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, Leonardo Quintans. O evento contou com a presença de membros, servidores e familiares dos empossados.

Na ocasião, Hortêncio destacou que mais da metade dos aprovados dentro do número de vagas foi nomeada e empossada, nessa primeira etapa. Ele reiterou o compromisso da gestão em nomear os demais aprovados até o fim do mandato (agosto de 2025), dando provimento aos 21 cargos disponibilizados e informou que o concurso será prorrogado por mais dois anos.  “É um prazer estar aqui e dar posse à primeira turma dos aprovados no concurso. O MP é o defensor da sociedade. Trabalhar no MP é uma grande honra e vocês verão isso no dia a dia. Ver o impacto da atuação ministerial na vida das pessoas é dignificante. Ser Ministério Público é uma grande satisfação. O MP é uma das instituições mais reconhecidas do Brasil. Vocês vão trabalhar para servir ao povo do nosso Estado. Amem do Ministério Público e se dediquem à instituição. Sejam bem-vindos e contem conosco. O Ministério Público é uma grande família”, disse aos novos servidores.

Posse

O termo de posse foi lido pelo secretário-geral e assinado, na sequência por Rafael Lopes Andrade (lotado na Promotoria de Justiça de Sapé); Katren Couto de Almeida Rodrigues (Promotoria de Justiça de Ingá); Rafael Francisco da Silva Beserra (Promotoria de Justiça de Serra Branca); José Jobenilson Alves Dória Júnior (Promotoria de Justiça de Jacaraú); Roberto de Oliveira Batista Júnior (Promotoria de Justiça de Rio Tinto); Maria Júlia Machado de Araújo (Promotoria de Justiça de Monteiro); Erundina Lopes do Vale (Promotoria de Justiça de Sousa); Sebastião Rodrigues Eufrazino e Givaldo Rolim da Silva (Promotoria de Justiça de Itaporanga); Pedro Henrique Alves de Carvalho (Promotoria de Justiça de Piancó) e Maria da Glória Figueira dos Santos (Promotoria de Justiça de Patos).

Rafael Andrade foi o primeiro colocado no concurso. Ele falou da satisfação de ter sido empossado. “Estou muito feliz porque para chegar até aqui teve muito estudo, dedicação, abdicamos de várias coisas… A família também entra junto, até no dia de fazer o concurso, a família vem junto para dar apoio. Fiquei ansioso com o resultado. Quando soube que era o primeiro lugar, fiquei mais feliz pela certeza de que seria chamado. O Ministério Público é uma instituição respeitada e fico feliz de fazer parte dessa solenidade junto com meus colegas”, disse.

Katren Rodrigues, o 2º lugar no concurso, contou que deixou a advocacia porque sempre quis ser servidora pública. “O Ministério Público é uma instituição muito respeitada, é uma instituição que luta pela sociedade, pelo bem do cidadão. E eu tenho uma alegria muito grande de hoje poder, de fato, fazer parte do Ministério Público da Paraíba. Deus me abençoou para que eu chegasse até aqui e para que eu possa contribuir com o Estado, com o Ministério Público. Recebo com muita alegria o Ministério Público da Paraíba e quero entregar o meu trabalho da melhor maneira”, falou.

O servidor do MPPB, Roberto de Oliveira Batista, tomou posse representando o filho, Roberto Júnior. Na ocasião, ele falou em nome dos empossados e para eles. “Vocês estão sendo acolhidos em uma excelente instituição. Trabalho no MPPB desde 1992. Dediquem-se e vamos juntos construir o Ministério Público”, disse.

O presidente da Associação e do Sindicato dos Servidores do MPPB, Aloysio Júnior, também deu boas-vindas aos novos servidores. “É uma alegria imensa estar aqui com vocês e  contar um pouco da história que é ser servidor do MPPB. Vi essa instituição crescer, ganhar prerrogativas após a Constituição Federal de 1988. Sei o quanto é importante ingressar na instituição e por concurso público. Não há Ministério Público sem servidor. Somos atividade meio de uma instituição que a sociedade confia. Estamos à disposição de vocês. Sintam-se acolhidos”, destacou.

Curso de capacitação

Os novos servidores participarão, a partir desta quarta-feira (2/10), de um curso de capacitação organizado pelo Ceaf. O evento se estenderá sexta-feira (4/10) e acontecerá no auditório da Promotoria de Justiça de João Pessoa.

Nos três dias de curso, serão abordados assuntos como a estrutura administrativa do MPPB, gestão administrativa e recursos humanos, diretoria de tecnologia da informação, diretoria financeira, atividades de secretaria, inovação, aspectos disciplinares e atribuições da Ouvidoria.

O concurso

O V Concurso Público para Servidor Efetivo do Ministério Público da Paraíba (Edital n.º 01/2023) disponibilizou 21 vagas, sendo 20 destinadas ao cargo de técnico ministerial sem especialidade (ensino médio); uma para o cargo de analista ministerial/desenvolvedor (nível superior), além de formação de cadastro de reserva para esses cargos e para outros três de analista ministerial (administrador de banco de dados, assistente social e psicólogo). Mais de 34 mil pessoas se inscreveram no certame, sendo que destas, cerca de 22 mil fizeram as provas.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.