12/10/2024 às 07:40
Rodas de conversa e debates durante o ‘Outubro Rosa’ e o ‘Novembro Azul’ são importantes para promover a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, colo do útero e de próstata. Esses encontros proporcionam informação acessível e educativa, ajudando a desmistificar o tema, alertando sobre a importância dos exames preventivos.
Dentro dessa perspectiva a Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba, em parceria com a Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp), realizará um ciclo de rodas de conversa, com a abordagem preventiva a essas doenças, além de evento voltado também para prevenção do câncer de próstata.
A programação terá início, no dia 16/10, às 9h30, no Fórum da Infância e Juventude de João Pessoa, ocasião em que acontecerá uma roda de conversa, com a abordagem da temática ‘Cuidando de quem cuida’.
Na quinta-feira (17), às 9h30, no Fórum da Comarca de Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa, será debatido o tema ‘Autoestima, saúde física e mental’. Já no dia 18 (sexta-feira), no auditório do Fórum Cível da Capital, o evento tratará sobre ‘Abordagens integrativas na saúde da mulher’.
A roda de conversa tem o objetivo de sensibilizar magistradas, servidoras e colaboradoras sobre a importância da prevenção e cuidados em relação ao câncer de mama e de colo do útero, além de enfatizar a importância do ganho de levar uma vida saudável.
Novembro Azul - Ainda dentro do cronograma dos eventos, no dia 30 de outubro, a partir das 10h30, no Fórum Cível da Capital, será realizada palestra com a participação de médicos renomados e especialistas em câncer, o urologista Fábio Martinez de Melo, coordenador da Urologia do Hospital do Câncer Napoleão Laureano, e a mastologista, Lakymê Mangueira Porto, coordenadora da Residência Médica de Mastologia da UFPB e médica do Napoleão Laureano.
A gerente da Gevid-TJPB, Valéria Beltrão, explicou que, durante todo o ano, a equipe da Gerência de Qualidade de Vida esteve envolvida nas iniciativas voltadas à saúde dos integrantes do judiciário estadual.
“Contudo, neste mês vamos fortalecer o debate sobre a saúde da mulher. Estamos envolvendo médicas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogas e assistentes sociais, sempre com o foco na prevenção, na promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade”, comentou.
A presidente da Aemp, a defensora pública, Maria da Glória Oliveira, destacou a importância da parceria com a Gevid em ações voltadas à prevenção e bem estar dos que integram o Poder Judiciário estadual, ressaltando a inclusão do evento voltado ao Novembro Azul, no encerramento da programação do Outubro Rosa.
Segundo salientou, concluindo as ações alusivas ao Outubro Rosa, o TJPB, a Gevid e a Aemp decidiram incluir ações referentes ao Novembro Azul, encerrando a programação do Outubro Rosa, dois meses alusivos à prevenção e cuidado, com a relevante palestra dos dois renomados médicos na área de câncer de mama e de câncer de próstata.
“Com essa união do Outubro Rosa e o Novembro Azul, são duas campanhas importantes que visam conscientizar as pessoas na prevenção dessas doenças, que têm vitimado tantas mulheres e homens”, enfatizou a presidente da Aemp.
Luzes na prevenção - Outubro é um mês dedicado à conscientização da sociedade sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. A campanha deste ano ressalta a ‘Saúde da mulher: desafios e perspectivas para o controle do câncer’. Todos os anos, o Tribunal de Justiça da Paraíba se engaja à campanha e uma das iniciativas mais emblemáticas do Poder Judiciário estadual é lançar em seus principais prédios luzes em tons de rosa, para lembrar da importância da prevenção e da rotina de exames, que devem ser feitos pelas mulheres, a partir dos 40 anos de idade.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera