03/12/2024 às 07:30
O envelhecimento da população brasileira tem gerado demandas específicas em saúde pública, principalmente para atender aos cuidados das pessoas com 60 anos ou mais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos representam atualmente cerca de 15,8% da população do país, e essa porcentagem deve dobrar até 2070. Com o aumento dessa faixa etária, cresce também a necessidade de atendimento especializado para promover qualidade de vida e garantir suporte adequado às particularidades de saúde do público idoso.
Para melhor atender esse público, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei nº 3123/2024 que propõe a criação do Hospital Geral da Pessoa Idosa no estado. A proposta estabelece as diretrizes para a instalação de uma unidade hospitalar exclusivamente voltada para a população idosa, com infraestrutura acessível e profissionais capacitados para o cuidado humanizado e específico dos idosos.
"Nossa população está envelhecendo. Precisamos estruturar o serviço público com pessoal especializado em lidar com idosos e idosas. As instalações físicas dos hospitais precisam estar alinhadas com as dificuldades de locomoção, minimizando riscos de acidentes e garantindo acessibilidade, acolhimento adequado, atendimento direcionado", destacou o deputado Jutay Meneses.
O Hospital Geral da Pessoa Idosa proposto por Jutay contará com uma equipe médica diversificada, incluindo especialistas em geriatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, oncologia, entre outras áreas de saúde essenciais para o público 60+. Além disso, a unidade oferecerá suporte de fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional e assistência social, promovendo uma abordagem multidisciplinar que visa garantir a qualidade de vida dos pacientes e o atendimento assertivo.
A proposta também contempla uma equipe de telemedicina, que permitirá a realização de consultas prévias para identificar a necessidade de atendimento presencial e otimizar o encaminhamento dos pacientes aos especialistas adequados. Outra iniciativa é a criação de uma equipe de atendimento móvel, preparada para atender idosos com mobilidade reduzida ou com dificuldades de locomoção que necessitem de atendimento domiciliar.
Além do atendimento clínico, o hospital contará com espaço para atividades socioeducativas, lazer e inclusão digital, e será equipada com uma unidade da Delegacia Especializada da Pessoa Idosa, para oferecer segurança e apoio jurídico aos pacientes e familiares.
Para o deputado Jutay, o projeto é um passo necessário para garantir que a população idosa paraibana receba cuidados de saúde de qualidade. Ele reforça que, além de tratar as doenças, o Hospital Geral da Pessoa Idosa também atuará como um "polo de cuidado com a vida da pessoa idosa", promovendo bem-estar e suporte emocional.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera