04/12/2024 às 09:45
Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (04) a Lei 13.484/2024, de autoria da deputada estadual Sílvia Benjamin. A matéria institui a campanha permanente de conscientização sobre o perigo do excesso de peso nas mochilas escolares dos alunos da rede estadual. A parlamentar acumula em sua trajetória um histórico de trabalho em prol da educação da Paraíba, bem como uma preocupação com o bem-estar de estudantes, professores e trabalhadores da educação.
De acordo com a lei, o objetivo da campanha é alertar alunos, pais, responsáveis e educadores sobre os riscos à saúde decorrentes do excesso de peso nas mochilas escolares, promover práticas saudáveis de organização do material escolar, orientar sobre a importância de utilizar mochilas adequadas ergonômicas, que distribuam o peso de forma equilibrada e estimular a promoção de hábitos posturais corretos durante o transporte das mochilas. A matéria também estabelece que a campanha será desenvolvida por meio de ações educativas, palestras, distribuição de material informativo, aposição de cartazes nas unidades escolares e outras atividades que visem à conscientização da comunidade escolar.
“Fiquei extremamente feliz com mais uma lei de nossa autoria sancionada, ainda mais se tratando de uma matéria relacionada à educação. Precisamos cuidar da saúde dos nossos estudantes e o peso desnecessário em mochilas pode e deve ser evitado. Estou sempre em contato com professores e eles relatam que por vezes o estudante nem precisaria levar todos os livros e cadernos todos os dias, mas acabam fazendo isso por não se atentar aos horários das aulas. Vão acumulando esse peso diariamente na mochila, algo que a longo prazo pode trazer prejuízos severos para a saúde. Estou no Rio de Janeiro, participando da 27ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, a UNALE, que tem como trata justamente sobre o futuro da educação no Brasil, uma pauta que sempre defendi em toda trajetória”, destacou Sílvia Benjamin.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera