11/12/2024 às 15:42
O Governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), realizou, nessa terça-feira (10), uma audiência pública no Clube Estância Ouro Verde, localizado na PB-011, município de Santa Rita, para informar a população sobre o projeto da Ponte do Futuro, apresentar as atividades socioambientais a serem realizadas durante a execução da obra, assim como esclarecer dúvidas e ouvir sugestões dos moradores da área sobre o projeto do Complexo Rodoviário Ponte do Futuro, que interligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena.
A audiência pública é parte integrante do processo de licenciamento ambiental do empreendimento, cuja abertura foi conduzida pelo superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, que destacou a importância do evento e da obra a ser executada pelo Governo da Paraíba.
A mesa de abertura também contou com a presença da secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense. “Esse processo começou há muitos meses, assim como o estudo de impacto ambiental. Formamos uma equipe de doutores e professores da área para garantir que tudo seja feito da melhor forma possível, a fim de minimizar os impactos ambientais que a obra poderá trazer à região”, disse a secretária.
Os demais participantes da mesa ressaltaram a importância do evento, entre eles o diretor superintendente do DER, Carlos Pereira, que destacou que esta é a maior obra do Governo da Paraíba de todos os tempos. “Este é um momento histórico para a Paraíba. Estamos construindo a maior ponte que o DER já realizou, com um investimento de quase 500 milhões de reais - meio bilhão de reais. No entanto, o mais importante não é o valor do investimento, mas sim a importância dessa obra para toda a Paraíba”, destacou o superintendente do DER.
Pesquisadores e gerentes executivos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade apresentaram os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que detalhou os meios físico, biótico e socioeconômico da área de implementação do projeto. Durante 8 meses, uma equipe composta por mais de 60 especialistas avaliou os impactos ambientais do projeto e as medidas implementadas para minimizá-los. Após a apresentação do estudo técnico e das explicações dos especialistas, a população presente, que se inscreveu previamente para realizar perguntas, participou ativamente do debate.
O Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) representam a realização de uma estratégia abrangente para compensar, mitigar e retificar os impactos ambientais previstos com a instalação do empreendimento. Foram delineados 12 programas, que se desdobram em diversas ações específicas, visando eliminar os riscos de degradação ambiental. O estudo está disponível no site, onde todos podem acessar e conferir todos os detalhes.
Ponte do Futuro: As obras da Ponte do Futuro começam no quilômetro 9,64 da BR-230, no município de Cabedelo. O projeto consiste na construção das duas pontes. A primeira com 2 km ligando a BR-230 à BR-101 Norte, com pista de 7,2 metros, pista de passeio com 3,3 metros, ciclovia de 2,5 metros e acostamento de 2,5 metros. A segunda ponte terá uma extensão de 420 metros e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena; terá, ainda, um viaduto sobre a linha férrea.
O complexo rodoviário também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 Km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.
Além do impacto econômico, a construção da ponte deixará a zona urbana da região metropolitana com melhor mobilidade, menos acidentes de trânsito, menores índices de poluição ambiental e melhor qualidade de vida para os habitantes locais. Outro benefício importante será a redução no tempo de viagem.
Fonte: Secom
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