18/12/2024 às 16:20
A Direção do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) volta a alertar aos condutores de veículos sobre o golpe que continua operando no Estado, bem como em outras unidades da federação. Trata-se de notificações falsas enviadas por diversos meios, como SMS, WhatsApp e e-mail, que imitam comunicações reais realizadas pelos Detrans, com mensagens informando que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor está com processo de suspensão, ou até de cassação, em andamento.
Ao acessar o suposto link de consulta, o cidadão é direcionado a uma página falsa que simula o sistema GOV.BR, do Governo Federal. Ao preencher os enunciados, o resultado mostra dados pessoais do condutor, supostas informações da infração cometida e valores, além de um campo com a opção “regularizar”.
Sobre isso, o Detran-PB orienta ao condutor que receber alguma notificação nesse sentido (suspensão ou cassação de CNH), por meios que não sejam os oficiais, não acesse e denuncie à Ouvidoria ou órgãos policiais do estado. Os contatos do Detran com os condutores e proprietários de veículos são realizados pelos canais oficiais amplamente divulgados. É fundamental que o cidadão acesse o site oficial do órgão, para consultar se tem infração registrada no veículo ou até mesmo processo de suspensão ou cassação aberto contra a pessoa.
Assim como os demais, o Detran da Paraíba, quando acionado, orienta que as vítimas procurem uma delegacia de Polícia Civil, a fim de registrar um Boletim de Ocorrência, para investigação dos casos.
O cidadão tem também a opção de baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde será possível consultar possíveis infrações cometidas. A ferramenta permite que o cidadão faça adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), para ser avisado quando houver uma nova infração registrada e, inclusive começar a receber as notificações exclusivamente de forma eletrônica.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera