Sousa/PB -
Reunião

Presidente da FIEPB cumpre agenda em João Pessoa

Cassiano Pereira se reuniu com representantes do Sinduscon, PBGÁS e BNB.

Da Redação Repórter PB

16/01/2025 às 12:30

Imagem Presidente da FIEPB em agenda em João Pessoa

Presidente da FIEPB em agenda em João Pessoa ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

Nesta quarta-feira, (15/01), o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba- FIEPB, Cassiano Pereira, cumpriu agenda em João Pessoa, onde se reuniu com representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil da capital, com o presidente da PBGÁS e ainda com o superintendente do BNB.

Durante a reunião com o presidente do SINDUSCON-JP, Ozaes Mangueira, e com o diretor do sindicato, Marcelo Carneiro Braga, foi abordado o crescimento do setor e a demanda por mão de obra qualificada diante do boom imobiliário vivenciado pela capital paraibana.

De acordo com levantamento realizado pelo SINDUSCON-JP, a construção civil representa 35,7% do PIB Industrial da Paraíba e 40% da mão de obra gerada pela indústria estadual, o que demonstra a relevância do segmento para a economia do estado. E João Pessoa, segundo o estudo, passa por um momento determinante na área da construção civil. Com o turismo aquecido e o aumento da renda da população, tem ocorrido um crescimento na procura por imóveis.

"João Pessoa foi a segunda cidade do Nordeste que mais gerou mão de obra com carteira assinada na região, ficando atrás apenas de Fortaleza, no Ceará, o que é fantástico. O crescimento da oferta de trabalho na indústria da Construção Civil da Paraíba foi de 11,5%, enquanto nos outros setores econômicos do estado a média foi de 7%", ressaltou Ozaes Mangueira, presidente do SINDUSCON-JP.

Nesse contexto, o setor tem demandado cada vez mais mão de obra qualificada, e esse foi um dos principais temas abordados na reunião.

"Temos uma unidade do SENAI em Bayeux, que é voltada ao setor da Construção Civil, e nesta reunião com o presidente do SINDUSCON-JP nos foi apresentada essa necessidade de formarmos profissionais em diversas áreas, para atender a uma crescente demanda do setor. E iremos juntamente com o sindicato analisar a ampliação da oferta de vagas em nossos cursos, para suprir essa demanda, e com isso estaremos fortalecendo ainda mais um segmento que tanto contribui com a economia do nosso estado", ressaltou o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira.

Matriz Energética

Ainda na capital, João Pessoa, o presidente da FIEPB se reuniu com membros da Diretoria Executiva da PBGás.

Participaram do encontro o diretor-presidente, Jailson Galvão; o diretor Técnico- Comercial, Fábio Mariz Maia Filho; o diretor Administrativo-Financeiro, Mário Thiago Alves Romero; a gerente de Mercado Industrial e Automotivo, Fabíola Gomes; o gerente de Marketing e Relacionamento, Renato Vilarim; e o assessor técnico comercial, Fernando Pimentel.

Na ocasião, foi apresentada a atuação da Companhia, que tem um papel essencial na diversificação da matriz energética da Paraíba, aliando desenvolvimento econômico e sustentável para o estado.

"A PBGás é responsável pela distribuição de gás natural canalizado para mais de 32 mil clientes na Paraíba, sendo 39 indústrias, 35 postos que fornecem o Gás Natural Veicular e isso acontece através de uma estrutura que compreende 380 km de rede de gasoduto, em 16 municípios paraibanos”, disse o diretor-presidente, Jailson José Galvão.

Para o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, a aproximação entre a Federação das Indústrias e a Companhia é algo necessário, porque a indústria precisa diversificar a matriz energética e o gás natural é uma opção que, além de baixa emissão de carbono, traz resultados econômicos e sociais para o segmento industrial.

"Precisamos ampliar a rede de gasodutos para as indústrias paraibanas, que a partir do uso do gás natural ganharão eficiência, economia, mas terão sobretudo uma redução na emissão de carbono, o que vai favorecer a produtividade e proteger o meio ambiente. Essa reunião com a Diretoria Executiva da PBGás foi essencial para buscarmos um preço competitivo do gás natural e também para termos uma indústria produtiva e sustentável", ressaltou o presidente da FIEPB.

Modernização do parque industrial

Encerrando a agenda desta quarta-feira, o presidente recebeu o superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Rudrigo Araújo. Durante a reunião, foi solicitado o apoio do Banco para o fomento da inovação e modernização do parque industrial paraibano.

"O Banco do Nordeste é parceiro da indústria paraibana e, nesta reunião com o superintendente, solicitei o apoio dele no sentido de disponibilizar linhas de crédito para que os industriais possam comprar equipamentos e investir na melhoria da produção”, enfatizou Cassiano Pereira.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.