Sousa/PB -
Estados Unidos

Brasileiros deportados dos EUA chegam ao Brasil em voo fretado pelo ICE

A política mais rígida do governo Trump tem sido amplamente debatida

Da Redação Repórter PB

24/01/2025 às 12:49

Imagem Serviço de Deportação Imigratória

Serviço de Deportação Imigratória ‧ Foto: ICE/EUA

Tamanho da Fonte

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), será o ponto de chegada, nesta sexta-feira (24), do primeiro grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos sob a nova administração de Donald Trump. A aeronave, operada pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), trará de volta ao Brasil 88 cidadãos brasileiros expulsos do território norte-americano.

Conforme informações de fontes ligadas ao Itamaraty, a deportação segue um padrão que já vem sendo adotado desde 2017, com voos regulares transportando brasileiros de volta ao país. Essas operações, realizadas com frequência de uma ou duas vezes por mês, acontecem prioritariamente às sextas-feiras.

Embora o novo governo Trump tenha endurecido as políticas migratórias, as recentes deportações ainda incluem decisões tomadas antes de sua posse, como o caso de um voo no último dia 10 de janeiro, organizado durante o mandato do democrata Joe Biden, que trouxe ao Brasil 100 pessoas.

A secretária de imprensa da administração Trump, Karoline Leavitt, declarou ontem (23) que o governo norte-americano intensificou os esforços contra imigrantes em situação irregular, lançando aquela que foi descrita como a maior operação de deportação em massa da história do país. Segundo ela, 538 imigrantes ilegais foram presos, e centenas já foram deportados em aeronaves militares.

“A maior operação de deportação em massa da história está bem encaminhada. Promessas feitas. Promessas cumpridas”, afirmou Leavitt em publicação na rede social X.

Ainda de acordo com o comunicado, entre os detidos estão pessoas com antecedentes criminais que incluem crimes como agressão sexual, violência doméstica, roubo, posse de drogas, delitos relacionados a armas e resistência à prisão.

A política mais rígida do governo Trump tem sido amplamente debatida, com especialistas apontando impactos humanitários significativos e o aumento de tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e países de origem dos deportados, como o Brasil.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.