03/02/2025 às 14:20
O Banco Central (BC) implementa, a partir desta segunda-feira (3), novas regras para modernizar o sistema de boletos de pagamento. A principal novidade é o Bolepix, que permite a inclusão de um QR Code no boleto, possibilitando que o pagamento seja feito via Pix sem necessidade de escanear o código de barras.
Segundo o BC, essa inovação traz mais rapidez e praticidade ao uso dos boletos, ao integrar a agilidade do Pix a um dos meios de pagamento mais tradicionais do país. Antes mesmo da regulamentação, algumas instituições financeiras já ofereciam a opção de pagamento por QR Code, mas agora a funcionalidade passa a ser padronizada, com regras definidas para todos os participantes do sistema financeiro.
Essa mudança faz parte de um conjunto de atualizações promovidas pelo BC no sistema de pagamentos instantâneos, que também inclui o Pix por aproximação e o Pix automático.
Outra novidade que entra em vigor é o boleto dinâmico, voltado para operações financeiras entre empresas. Essa modalidade trará mais segurança para pagamentos vinculados a títulos de dívida, como a duplicata escritural, garantindo que os valores pagos sejam automaticamente direcionados ao credor correto.
“A possibilidade de pagamento do boleto por meio do Pix e a criação do boleto dinâmico têm como objetivo modernizar esse instrumento de pagamento, trazendo mais conveniência e segurança tanto para o pagador quanto para o recebedor dos recursos”, afirma Ricardo Vieira Barroso, chefe de divisão do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC.
Com essa nova funcionalidade, o devedor poderá usar o mesmo boleto físico ou eletrônico para quitar sua dívida, sem necessidade de alterar o meio de pagamento caso o título tenha sido negociado com outra instituição. Isso reduz riscos e aumenta a eficiência das transações entre empresas.
O Banco Central destaca que a regulamentação dessas novas modalidades fortalece a segurança e a transparência no mercado financeiro, especialmente para pequenas e médias empresas que utilizam boletos para operações comerciais.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera