10/02/2025 às 07:45
Está chegando a época do ano em que os festejos momescos começam a tomar as ruas de João Pessoa com o Folia de Rua e Carnaval Tradição. E a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um alerta aos foliões para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), que podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.
Qualquer pessoa corre o risco de adquirir uma IST durante uma relação sexual desprotegida. Há também a transmissão vertical, quando passa da gestante para o feto. Entre as ISTs mais comuns estão sífilis, gonorreia, clamídia, herpes genital, cancro mole, HPV e hepatites B e C. Para quem está na folia do Carnaval ou em qualquer outra situação que envolva relação sexual, o método mais eficaz de prevenção das ISTs é o uso do preservativo externo ou interno.
“As ISTs são uma ameaça significativa à saúde pública e as festas de Carnaval, com seu ambiente de celebração e liberdade, podem ser um terreno fértil para a transmissão destas doenças. Então, o que podemos fazer para prevenir a transmissão das ISTs? Em primeiro lugar, promover a educação e a conscientização sobre as ISTs e como elas são transmitidas. Isso inclui informar as pessoas sobre os riscos e como se proteger. Além disso, é importante também brincar de forma segura e responsável”, alertou Juliana Neiva, diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa.
Durante todo o período do Folia de Rua e Carnaval Tradição, a SMS-JP vai disponibilizar preservativos e gel lubrificante na via folia e realizar testagem rápida com a equipe do SAE-CTA e Vigilância Epidemiológica. “Os testes são realizados de forma segura e o resultado é sigiloso”, assegurou Jéssica Mendonça, chefe da Seção IST/Aids e hepatites virais da SMS.
HIV/Aids - A infecção pelo HIV também pode ser prevenida com o uso da ‘camisinha’ nas relações sexuais. Porém, a Rede Municipal de Saúde de João Pessoa oferece ainda outros métodos de prevenção, a exemplo das profilaxias pré e pós-exposição.
A profilaxia pós-exposição (PEP) consiste no uso de antirretrovirais por uma pessoa que se expôs ao HIV, como em casos de violência sexual, acidentes ocupacionais com material biológico ou mesmo quando em uma relação sexual consensual não se sabe a sorologia da parceira ou do parceiro, em casos onde se constata que o preservativo saiu, rompeu ou não tenha sido utilizado.
Já a profilaxia pré-exposição (PrEP) tem se consolidado como uma das principais formas de prevenção ao HIV, destacando-se pela sua eficácia e acessibilidade. Em João Pessoa, o medicamento, popularmente conhecido como “coquetel”, é dispensado pelo Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs (SAE/CTA), mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Confira a programação completa do Carnaval 2025 em João Pessoa acessando o link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/carnaval2025.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera