Sousa/PB -
Conhecimento

Jovens aprendizes do IEL exploram história e meio ambiente em visitas técnicas na Paraíba

Atividades no SESI Museu Digital, em Campina Grande, e no Jardim Botânico de João Pessoa reforçam a valorização do patrimônio cultural e ambiental da Paraíba.

Da Redação Repórter PB

11/02/2025 às 07:15

Imagem Jovens aprendizes em visita ao SESI Museu Digital de Campina Grande

Jovens aprendizes em visita ao SESI Museu Digital de Campina Grande ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O IEL Paraíba vem promovendo uma formação cada vez mais dinâmica e conectada à realidade dos jovens aprendizes. Como parte desse compromisso, turmas de João Pessoa e Campina Grande participaram, nas últimas semanas, de uma série de visitas técnicas voltadas à valorização do patrimônio natural e histórico da Paraíba, unindo teoria e prática para fortalecer o aprendizado.

Na última quinta-feira (6), os jovens aprendizes do IEL visitaram o SESI Museu Digital, em Campina Grande, aprofundando seus conhecimentos sobre a história do município. Durante a imersão no acervo digital interativo, os alunos, acompanhados pelo professor Igor Thiengo registraram informações relevantes por meio de conteúdos audiovisuais e escritos. Como resultado dessa experiência, eles produzirão um podcast para compartilhar suas percepções e discutir a importância da memória cultural da cidade.

Além do mergulho na história, a programação de visitas também incluiu uma vivência voltada à preservação ambiental. No dia 31 de janeiro, uma turma composta por aprendizes das empresas D Pádoa e Pró-Fé visitou o Jardim Botânico de João Pessoa. Acompanhados pelo guia do local e pelo professor Rubenildo Fidelis, os participantes exploraram a fauna e flora nativa, além de refletirem sobre a importância da proteção ambiental, com base no artigo 225 da Constituição Federal de 1988.

Outras três turmas do IEL também participaram de uma aula de campo no Jardim Botânico, no dia 23 de janeiro, acompanhados pelos professores Renildo Moraes e Jormaxkyell Constancio. Durante a atividade, os jovens puderam conhecer mais sobre o ecossistema local e compreender o funcionamento do antigo sistema de tratamento de água potável da região, localizado dentro da reserva. A experiência reforçou a necessidade de preservar a biodiversidade e os recursos hídricos.

Essas ações fazem parte do programa Mais Aprendiz, desenvolvido pelo IEL Paraíba, com o objetivo de proporcionar um aprendizado prático e inovador para os jovens que ingressam no mercado de trabalho. As visitas e atividades complementares fortalecem o desenvolvimento profissional e pessoal dos aprendizes, estimulando o senso crítico e o compromisso com a valorização do patrimônio cultural e ambiental da Paraíba.

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.