11/02/2025 às 07:15
O IEL Paraíba vem promovendo uma formação cada vez mais dinâmica e conectada à realidade dos jovens aprendizes. Como parte desse compromisso, turmas de João Pessoa e Campina Grande participaram, nas últimas semanas, de uma série de visitas técnicas voltadas à valorização do patrimônio natural e histórico da Paraíba, unindo teoria e prática para fortalecer o aprendizado.
Na última quinta-feira (6), os jovens aprendizes do IEL visitaram o SESI Museu Digital, em Campina Grande, aprofundando seus conhecimentos sobre a história do município. Durante a imersão no acervo digital interativo, os alunos, acompanhados pelo professor Igor Thiengo registraram informações relevantes por meio de conteúdos audiovisuais e escritos. Como resultado dessa experiência, eles produzirão um podcast para compartilhar suas percepções e discutir a importância da memória cultural da cidade.
Além do mergulho na história, a programação de visitas também incluiu uma vivência voltada à preservação ambiental. No dia 31 de janeiro, uma turma composta por aprendizes das empresas D Pádoa e Pró-Fé visitou o Jardim Botânico de João Pessoa. Acompanhados pelo guia do local e pelo professor Rubenildo Fidelis, os participantes exploraram a fauna e flora nativa, além de refletirem sobre a importância da proteção ambiental, com base no artigo 225 da Constituição Federal de 1988.
Outras três turmas do IEL também participaram de uma aula de campo no Jardim Botânico, no dia 23 de janeiro, acompanhados pelos professores Renildo Moraes e Jormaxkyell Constancio. Durante a atividade, os jovens puderam conhecer mais sobre o ecossistema local e compreender o funcionamento do antigo sistema de tratamento de água potável da região, localizado dentro da reserva. A experiência reforçou a necessidade de preservar a biodiversidade e os recursos hídricos.
Essas ações fazem parte do programa Mais Aprendiz, desenvolvido pelo IEL Paraíba, com o objetivo de proporcionar um aprendizado prático e inovador para os jovens que ingressam no mercado de trabalho. As visitas e atividades complementares fortalecem o desenvolvimento profissional e pessoal dos aprendizes, estimulando o senso crítico e o compromisso com a valorização do patrimônio cultural e ambiental da Paraíba.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera