14/02/2025 às 09:40
O Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, unidade do Governo do Estado em João Pessoa, fará ações preventivas e educativas durante as prévias carnavalescas do Folia de Rua. Este é o 12º ano do projeto Clementino Folia, que vai distribuir 40 mil preservativos internos e externos, lubrificantes e material educativo. Em 2025, o Clementino Folia terá como tema “A prevenção através da PEP e da PrEP". A primeira ação será no dia 21 de fevereiro, na abertura da programação do pré-carnaval na Avenida General Osório, no Centro da capital.
Além da abertura do Folia de Rua, o Clementino Folia estará presente nos blocos “Virgens de Tambaú” e “Muriçocas do Miramar”. Uma equipe do hospital, com estandartes e muita animação, abordará os foliões entregando os preservativos e lubrificantes e oferecendo explicações sobre os cuidados com a saúde e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação também consiste na distribuição de panfletos educativos com informações sobre prevenção e sintomas das ISTs, além de orientações sobre os serviços oferecidos pelo Clementino Fraga para tratamento.
A diretora-geral do hospital, Karine Garcia, disse que o projeto Clementino Folia é importante por levar o hospital até a população. “Nós não ficamos apenas esperando a população nos procurar, mas também vamos até o cidadão para fazer a prevenção com os projetos Clementino Folia e Clementino Itinerante, que têm ações durante todo o ano. Fazer esse tipo de ação durante as prévias carnavalescas é mais uma estratégia que adotamos para incentivar as pessoas a usarem o preservativo”, destacou.
Em 2025 o projeto trabalhará com a PEP e a PrEP, que são profilaxias pré e pós exposição. O Clementino Fraga oferta à população as duas terapias. As medicações podem ser usadas antes de uma possível infecção ao HIV (como no caso de sexo entre pessoas sorodiscordantes) ou pós-exposição, quando já aconteceu a relação sexual desprotegida. No entanto, é importante ressaltar que essas profilaxias previnem apenas contra o HIV, fazer sexo sem preservativo pode ocasionar a transmissão de outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e gonorreia.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera