Sousa/PB -
Defesa do Consumidor

Café fake e composto lácteo: Jutay faz alerta sobre produtos de 'segunda linha’ que têm qualidade reduzida

O alerta do deputado também se estende aos chamados ‘ingredientes fantasmas’ em alguns itens, que apesar de constarem na embalagem, não são encontrados na composição do alimento.

Da Redação Repórter PB

27/02/2025 às 07:40

Imagem Alerta sobre produtos de 'segunda linha’ que têm qualidade reduzida

Alerta sobre produtos de 'segunda linha’ que têm qualidade reduzida ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

Café fake, composto lácteo no lugar do leite em pó, óleo composto substituindo azeite e até linguiça com sabor calabresa, ao invés da original. A alta nos preços dos alimentos tem sido a justificativa das marcas para fabricar produtos semelhantes aos anteriormente vendidos, porém com qualidade inferior e preço mais em conta. A medida, no entanto, tem causado confusão entre os consumidores e pode ser considerada uma violação ao Código de Defesa do Consumidor.

O alerta é do deputado Jutay Meneses (Republicanos), que tem atuado na Assembleia Legislativa da Paraíba pela transparência e a economia dos consumidores.

Ele ressalta que a prática tem se mostrado enganosa, pois induz o consumidor a achar que está levando um produto, quando na verdade é outro. O deputado lembra que o artigo 37 do CDC trata de publicidade enganosa, garantindo que a mensagem do produto deve ser clara e precisa e não deve levar o consumidor ao erro ao tratar das características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

“Temos visto crescer essa prática das marcas de adotar a produção de alimentos considerados ‘de segunda linha’, mas mantendo toda a identidade visual do produto anterior. A intenção é realmente levar ao erro e fazer o cliente achar que está economizando, quando ele só está escolhendo um outro produto”, ressaltou.

A lista de alimentos com essas características só cresce: o leite em pó tem sido confundido com o composto lácteo; o iogurte com bebida láctea; o leite condensado tem a versão de 'mistura láctea'; o requeijão deu lugar à cobertura cremosa e a mistura alimentícia com queijo ralado tem se passado pelo original queijo ralado. Há ainda produtos que são uma mistura de carne com adição de sabor, como a linguiça sabor calabresa.

O alerta do deputado também se estende aos chamados ‘ingredientes fantasmas’ em alguns itens, que apesar de constarem na embalagem, não são encontrados na composição do alimento. Nesses casos, o fabricante costuma usar aromatizante para simular o componente.

Jutay lembra que toda reclamação deve ser feita ao órgão de defesa do consumidor, que pode solicitar esclarecimentos à empresa e até efetuar uma autuação, a depender da situação. É possível também buscar orientação e assistência jurídica em alguns casos.

Itens de segunda linha - Apesar dos produtos ficarem conhecidos como “de segunda linha”, muitos possuem ingredientes totalmente diferentes dos itens que tentam imitar, tendo, na maioria das vezes, apenas a identidade visual semelhante.

Defesa do consumidor – O mandato de Jutay tem entre suas bandeiras a defesa ao direito do consumidor. Ele é autor da lei 10825/2016, que obriga os estabelecimentos colocarem para exibição única e de destaque, produtos alimentícios recomendados para pessoas com restrições alimentares. Entre os projetos de lei de autoria do deputado Jutay Meneses se destaca o 2.398/2021, que obriga a divulgação de preços em postagens de vendas pela internet. Já o 2.407/2021 dispõe que sítios eletrônicos e plataformas digitais devem informar os preços e prazos de validade dos produtos ofertados a pelo menos 15 dias do vencimento.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.