24/03/2025 às 15:35
João Pessoa será palco da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente terça (25) e quarta-feira (26), no Centro de Convenções. O evento, que vai reunir mais de 400 especialistas, é promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Este ano, o tema da conferência será ‘Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica na Paraíba’ e vai reunir representantes da sociedade civil, organizações ambientais, gestores públicos estaduais e municipais, além de comunidades tradicionais e povos indígenas.
O objetivo é promover debates e definir propostas que serão submetidas à votação pelos delegados eleitos nas conferências municipais, intermunicipais e livres. A conferência será estruturada em cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação Climática, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental.
A palestra de abertura será ministrada pelo professor pós-doutor, biólogo e ambientalista Marcos Sorrentino, atual diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Referência em educação ambiental, políticas públicas e planejamento para sociedades sustentáveis, Marcos Sorrentino apresentará a palestra “Urgência Climática: limites e potencialidades da Educação Ambiental na transição para sociedades sustentáveis”. A palestra acontecerá nesta terça-feira (25), a partir das 10h30, logo após a abertura oficial.
A secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, ressaltou a importância do evento e afirmou que enfrentar a emergência climática não é apenas uma questão de futuro, mas de presente. "As decisões tomadas durante a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente influenciarão diretamente a Paraíba que deixaremos para as próximas gerações", afirmou.
Sobre o evento - Durante os dois dias de evento, os participantes poderão visitar os estandes de entidades e empresas parceiras, que apresentarão projetos e iniciativas voltadas para a sustentabilidade e o meio ambiente na ‘Feira de Sustentabilidade’. Já a participação nas salas temáticas será exclusiva para os delegados eleitos nas conferências municipais, intermunicipais e livres, que irão debater e votar as propostas que serão encaminhadas para a etapa nacional.
Votação e Representação Nacional - No segundo dia da conferência, 250 propostas provenientes de 116 municípios paraibanos que foram discutidas e desenvolvidas em sete Conferências Municipais, 11 Intermunicipais e três Livres, serão votadas e selecionadas para serem apresentadas na etapa nacional, em Brasília. Além disso, serão escolhidos 40 representantes que terão a missão de defender as propostas da Paraíba na Conferência Nacional.
Confira a programação completa:
Dia 25
• 8h: Credenciamento
• 9h: Abertura oficial
• 9h30: Fala das autoridades
• 10h30: Palestra com Marcos Sorrentino (Biólogo e Pedagogo) - Urgência Climática: Limites e Potencialidades da Educação Ambiental na Transição para Sociedades Sustentáveis
• 11h30: Debate sobre a palestra
• 12h: Almoço
• 14h: Leitura e aprovação do regulamento
• 14h30: Salas temáticas
• 15h30: Coffee break
• 16h: Retorno às salas temáticas
• 17h30: Encerramento
Dia 26
• 9h: Continuação nas salas temáticas
• 10h: Coffee break
• 10h30: Discussão final nas salas temáticas
• 12h: Almoço
• 14h: Plenária no auditório para eleição das propostas e delegados para a Conferência Nacional
• 17h: Encerramento do evento
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera