Sousa/PB -
Projeto

ALPB aprova por unanimidade PL de Júnior Araújo que garante direitos a pessoas com TEA

A recusa injustificada da adaptação é considerada discriminação, sujeita a penalidades conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).

Da Redação Repórter PB

25/03/2025 às 13:15

Imagem Deputado estadual, Júnior Araújo (PSB)

Deputado estadual, Júnior Araújo (PSB) ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (25), o Projeto de Lei nº 2.114/2024, de autoria do deputado estadual Júnior Araújo (PSB), que assegura às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o direito ao livre acesso e permanência em estabelecimentos públicos e privados portando alimentos para consumo próprio e objetos de uso pessoal.

O dispositivo determina que, para garantir o direito, a pessoa com TEA deve apresentar a Carteira de Identificação do Autista ou laudo médico que comprove o diagnóstico. A recusa injustificada da adaptação é considerada discriminação, sujeita a penalidades conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).

Júnior Araújo destacou a importância do projeto para a inclusão e dignidade das pessoas autistas. “É um avanço fundamental para que elas possam exercer seus direitos em igualdade de condições, garantindo mais autonomia no dia a dia. Muitas pessoas com TEA possuem seletividade alimentar e não conseguem consumir os produtos disponíveis em estabelecimentos, o que torna essencial permitir que portem seus próprios alimentos e objetos pessoais”, afirmou.

A iniciativa reforça a legislação vigente e promove mais acessibilidade e respeito aos direitos das pessoas com autismo, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.