26/04/2025 às 12:05
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) que a bandeira tarifária amarela será aplicada nas contas de energia a partir de maio. Com a mudança, os consumidores pagarão um adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Desde dezembro de 2024, vigorava a bandeira verde, sem cobrança extra, devido às boas condições de geração de energia. No entanto, a Aneel informou que a redução das chuvas e a chegada do período seco agravaram o cenário, aumentando a necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que geram energia a custos mais altos.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, sinaliza os custos de geração de energia no país. A bandeira verde indica condições favoráveis, enquanto as bandeiras amarela e vermelha refletem aumento nos custos e, consequentemente, nos valores cobrados nas contas de luz.
A Aneel destacou que o acionamento da bandeira amarela é uma medida preventiva diante da previsão de menor geração hidrelétrica nos próximos meses.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera