02/09/2024 às 09:00
O Hospital Geral e do Câncer (antigo Prontovida), da Rede Municipal de Saúde, oferece assistência integrada e especializada à população de João Pessoa. No ambulatório da unidade, os pacientes recebem atendimento nas especialidades de urologia, oncologia e cirurgia geral. Só este ano, o serviço já realizou mais de 3,2 mil atendimentos, entre consultas, exames e procedimentos cirúrgicos.
Os pacientes chegam ao serviço a partir de encaminhamento da Central de Regulação do Município. No ambulatório, o paciente passa pela consulta com o médico especialista que solicita exames, avalia e, se necessário, encaminha para cirurgia, também realizada no hospital. Os procedimentos cirúrgicos fazem parte do programa ‘João Pessoa Opera Mais’.
No hospital, são realizadas cirurgias gerais como vesícula, hérnias e lipomas; cirurgias urológicas como vasectomia, postectomia, hidrocele e próstata; e cirurgias oncológicas, além de exames laboratoriais e de imagem.
De acordo com o médico cirurgião-geral, Francisco Júnior, coordenador do programa Opera Mais na unidade hospitalar, o atendimento aos pacientes acontecem de forma rápida e resolutiva. “Nós já conseguimos resolver muitas dessas demandas de pessoas que estavam numa fila de espera aguardando as cirurgias. Quando os pacientes chegam aqui, o atendimento é rápido. Após a primeira consulta no ambulatório, ele espera uma média de apenas duas semanas para passar pelo procedimento cirúrgico. É um serviço que está fluindo bem e se solidificando cada vez mais”, afirmou.
Moradora do Bairro dos Ipês, Joelma Souza é paciente oncológica e faz tratamento no Hospital Napoleão Laureano. Após ser identificado um pólipo na vesícula, durante seus exames de rotina, ela foi encaminhada ao ambulatório do Hospital Geral e do Câncer, por meio da Central de Regulação do Município.
“Em apenas uma semana, passei pela consulta e já estou com a cirurgia marcada. Para mim, esse apoio é muito importante, porque já estou muito sensível por conta de todo o processo que venho passando no tratamento de saúde”, disse Joelma.
Outra paciente que passou por cirurgia na unidade hospitalar é Thaise Nascimento, moradora do bairro Esplanada. Após uma crise de vesícula, procurou a unidade de saúde da família de seu bairro e foi encaminhada, via regulação, ao ambulatório do Hospital Geral e do Câncer. “Aqui nós recebemos uma atenção muito especial e nos sentimos muito bem cuidados. Isso já nos acalma um pouco e alivia o nervosismo antes da cirurgia”, comentou.
A enfermeira Geysa Brilhante, coordenadora do ambulatório, destacou que a equipe busca realizar um trabalho ágil e humanizado para que os pacientes sejam atendidos o mais rápido possível, evitando retornos desnecessários. “A humanização é de extrema importância para que o trabalho tenha o melhor andamento dentro de um ambulatório. Eu costumo incentivar esse pensamento na equipe para que todos consigam enxergar que aquele paciente é o amor da vida de alguém, é o pai, é a mãe, e é necessário cuidar dessas pessoas com muito carinho e atenção”, afirmou.
No hospital, os pacientes contam com o trabalho de uma equipe multiprofissional. “Nós buscamos oferecer um atendimento integrado, que inicia lá na consulta e o paciente tem todo o acompanhamento no pré e pós-cirúrgico, assim como o suporte psicológico e emocional, sempre que necessário”, explicou Ana Carolina Accioly, diretora multiprofissional do Hospital Geral e do Câncer.
Serviço - Para ter acesso aos serviços ofertados pelo Hospital Geral e do Câncer, o cidadão deve procurar, primeiramente, sua unidade de saúde da família (USF) de referência, onde passará por atendimento com o médico clínico geral, que fará o encaminhamento para o especialista, via Central de Regulação do Município. As cirurgias do programa João Pessoa Opera Mais também podem ser solicitadas por meio do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera