Sousa/PB -
Saúde

Construção de 10 novas USFs do Futuro vai garantir 100% de cobertura na atenção básica

As novas USF do Futuro serão instaladas nos bairros Planalto da Boa Esperança, Colinas do Sul, Colibris, Jardim Cidade Universitária, Cidade Maravilhosa, Aldeia SOS, Paratibe e Cidade Verde (Mangabeira).

Da Redação Repórter PB

06/09/2024 às 07:20

Imagem 100% de cobertura na atenção básica

100% de cobertura na atenção básica ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Saúde de João Pessoa vai ganhar 10 novas Unidades de Saúde da Família do Futuro. A proposta está no Plano de Governo do prefeito Cícero Lucena, candidato à reeleição. Com a construção desses equipamentos, o objetivo é garantir 100% de cobertura no atendimento básico à população, oferecendo atendimento de qualidade em saúde.

As novas USF do Futuro serão instaladas nos bairros Planalto da Boa Esperança, Colinas do Sul, Colibris, Jardim Cidade Universitária, Cidade Maravilhosa, Aldeia SOS, Paratibe e Cidade Verde (Mangabeira).

Essas unidades terão, além das equipes básicas, profissionais como psiquiatra, geriatra, pediatra, endocrinologista, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. Nelas, a população contará também com telemedicina e marcação in loco de exames e consultas com especialistas.

Em 2021, a gestão municipal levantou que a cidade contava com cerca de 100 mil pessoas sem acesso aos serviços básicos de saúde próximas de suas residências. Em pouco mais de três anos, Cícero entregou duas USFs do Futuro no Residencial Vista Alegre, bairro Colinas do Sul, e no Residencial Canaã, no bairro das Indústrias.

Essas unidades já ofertam assistência à população com médicos pediatra, geriatra, psiquiatra e endocrinologista, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.

Outras oito USFs já estão em obras e duas em fase de projeto que serão ocupadas com 37 equipes para garantir 100% de cobertura da cidade pelo Programa Saúde da Família.

Principais diferenciais e características das novas USFs:

- Uso mais forte de tecnologia (telemedicina e marcação de consultas e exames de forma digital);
- Presença de uma equipe multiprofissional composta por clínico, pediatra, endocrinologista, ginecologista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo;
- Estrutura mais moderna e completa.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.