Sousa/PB -
Terapias holísticas

Práticas integrativas previnem e ajudam a tratar doenças ocupacionais; Prefeitura de JP oferece modalidades de forma gratuita

Auriculoterapia, ventosaterapia, acupuntura, osteopatia, reiki, exercícios de alongamento e relaxamento e meditação são algumas das terapias oferecidas.

Da Redação Repórter PB

07/09/2024 às 11:30

Imagem Práticas integrativas de forma gratuita para servidores e a população em gera

Práticas integrativas de forma gratuita para servidores e a população em gera ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A oferta de práticas integrativas, também conhecidas como terapias holísticas, nas empresas contribui para a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, ajuda a reduzir o absenteísmo e eleva o engajamento no ambiente de trabalho. Diversos estudos apontam que a inclusão de práticas de meditação e outras atividades laborais ajudam a reduzir o estresse, melhoram a satisfação dos funcionários e aumentam a produtividade nas empresas.

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece mais de dez modalidades de práticas integrativas de forma gratuita para servidores e a população em geral. Auriculoterapia, ventosaterapia, acupuntura, osteopatia, reiki, exercícios de alongamento e relaxamento e meditação são algumas das terapias oferecidas.

Entre janeiro e julho deste ano, a área técnica de práticas integrativas e complementares em saúde realizou mais de 3.750 atendimentos. Segundo o fisioterapeuta Jeferson Basílio, que atua como terapeuta holístico na Rede Municipal de Saúde, as principais queixas dos usuários envolvem dores nas costas.

“80% das causas são mecânicas. Ou seja, não foram causadas por vírus ou bactéria. Vêm da forma como as pessoas usam a coluna. 95% dos casos poderiam ser evitados se as pessoas recebessem na infância uma orientação correta sobre como agir diante de atividades corriqueiras como sentar, levantar, deitar, pegar objetos”, explica o fisioterapeuta.

A má postura e a forma incorreta de realizar essas atividades corriqueiras vão se acumulando durante anos e, uma hora, a coluna não suporta mais. “É comum a gente ouvir o usuário dizer que descobriu a hérnia após sentir uma dor forte ao se abaixar. Mas, na verdade, o problema vinha sendo alimentado ao longo de muitos anos”, acrescenta.

O mundo do trabalho é um dos fatores que tencionam as relações humanas. É por isso que a Secretaria Municipal de Saúde mantém um espaço de cuidado, chamado Portal do Sol, que fica dentro das instalações da secretaria, para oferecer aos servidores os benefícios das práticas integrativas.

Qualidade de vida - A servidora Socorro Oliveira, que trabalha como assistente administrativa no setor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, é uma das usuárias do espaço Portal do Sol. O histórico de saúde dela é extenso e, a maior parte, está relacionado a problemas na coluna. Um acidente de carro anos atrás agravou ainda mais suas dores.

“Quando eu vim pela primeira vez, eu não quis acreditar no sentimento de bem-estar que eu senti ao final da sessão. No início, eu não entendia muito bem das técnicas, mas as dores foram reduzindo consideravelmente. Eu sigo com o acompanhamento do meu ortopedista, fazendo meu tratamento normalmente. Mas ter vindo aqui, fez toda a diferença para que eu tivesse mais qualidade de vida e alívio das dores”, conta a servidora.

A enfermeira Socorro Sousa, que atua na atenção básica de saúde do município, é uma defensora das terapias holísticas. Ela também usufrui dos benefícios do Portal do Sol. Ela foi diagnosticada com fibromialgia e, também, sofre com problemas na coluna.

“Quando cheguei aqui pela primeira vez, meu nível de dor era oito. Hoje está na casa dos três, e essa é apenas a terceira sessão. Hoje cheguei angustiada, com aquele nó na garganta, e, ao final da terapia, me senti relaxada. Até brinquei que poderia sair daqui para uma praia, de tão relaxada que estava”, conta a enfermeira.

Um estudo da American Journal of Health Promotion, divulgado em 2019, apontou que programas de bem-estar no local de trabalho não apenas melhoram a saúde dos funcionários, mas também geram retorno financeiro para as empresas através da redução de custos relacionados à saúde e aumento da produtividade.

“O afastamento no trabalho para o tratamento da dor nas costas é, em média, de 10 dias. Isso quando não envolve casos cirúrgicos. Então, se considerarmos que todo funcionário tem sua parcela de contribuição para o financeiro da empresa, quando o trabalhador se afasta, ele gera ainda mais custo, porque alguém precisa substituí-lo”, destaca o fisioterapeuta Jeferson Basílio.

“Se as empresas investissem em práticas laborais, fisioterapia, acupuntura, meditação, tudo isso iria reverter em melhorias de saúde e bem-estar para os funcionários e, assim, reduzir os casos de afastamentos”, acrescenta.

A coordenadora de Práticas Integrativas da Secretaria Municipal de Saúde, Carminha Amorim, conta que os atendimentos com terapias holísticas na rede municipal acontecem por demanda espontânea ou encaminhados de outras áreas de serviços, como Unidades Básicas de Saúde e policlínicas, e duram a depender das necessidades de cada usuário.

“Vale ressaltar que atendemos usuários e trabalhadores com todas as questões de saúde, seja no âmbito físico, mental, espiritual e emocional. Aqui atendemos pacientes com ansiedade, insônia, angústia, pânico, depressão, além dos casos de dores crônicas, como artrite, artrose, dores na coluna e lombalgias”, esclarece Carminha Amorim.

Serviço - Onde procurar as práticas integrativas na Rede Municipal de Saúde

Espaço de Cuidados Integrativos em Saúde – ECIS Portal do Sol
Av. Júlia Freire/Sn – Sede da Secretaria Municipal de Saúde
Atendimento – Segunda às Sextas 08 às 14h
Telefone: (83) 9 8825-0608

Cinco Elementos
Parque Arruda Câmara (Bica) – Roger.
Atendimento –Terça a sexta – 8h às 16h.
Telefone – 3213 7021

Canto da Harmonia
Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n° – Valentina Figueiredo.
Telefone: 3213 – 7623
Atendimento – Segunda à sexta – 8h às 12h e 13h às 17h

Equilíbrio do Ser
Av. Sérgio Guerra, s/n° – Bancários.
Telefone: 3213.7634
Atendimento – Segunda a Sexta-feira – 8h às 17h

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.