Sousa/PB -
Cidadania

Caravana de Serviços da Prefeitura de João Pessoa muda rotina dos moradores de Mangabeira VIII

A iniciativa é organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e ocorre semanalmente em diferentes bairros da Capital.

Da Redação Repórter PB

11/10/2024 às 15:30

Imagem Caravana de Serviços da Prefeitura de João Pessoa

Caravana de Serviços da Prefeitura de João Pessoa ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Caravana de Serviços da Prefeitura de João Pessoa mudou a rotina dos moradores do Cidade Verde, no bairro Mangabeira VIII, nesta sexta-feira (11). A iniciativa é organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e ocorre semanalmente em diferentes bairros da Capital.
 
A ação promoveu diversas atividades, em especial em comemoração ao Dia das Crianças, com o show do Palhaço Pipi, e para as mulheres, em função da campanha ‘Outubro Rosa’. “Enquanto os adultos encaminham suas questões no Bolsa Família, Procon-JP, no Odontomóvel ou no programa de microcrédito ‘Eu Posso’, as crianças se divertem no pula-pula e comem pipoca e algodão doce”, afirmou Raquel Feitosa, coordenadora da Caravana de Serviços da Sedhuc.
 
Segundo ela, são atendidas em torno de 400 pessoas em cada edição da Caravana de Serviço. “Nesta edição, trouxemos também equipes de saúde com serviços de vacinação, verificação da glicose, pressão arterial e encaminhamento para exames de mamografias, além do embelezamento, com corte cabelo, sobrancelhas e pintura das unhas”, disse Raquel Feitosa.
 
A dona de casa Adriana Gonçalves, de 30 anos, mãe de quatro filhos, veio a Caravana para vacinar sua bebê Helena, de oito meses, a mais nova do grupo. “Vim atualizar o cartão de vacinação e trouxe as minhas duas filhas, Isabele, de sete anos, e Sofia, de 10, além da minha sobrinha Ana Beatriz para aproveitarem as brincadeiras”. Adriana aproveitou o evento para se cuidar. “Eu aproveitei para aferir a pressão arterial, a glicose, fazer as unhas e as sobrancelhas”.
 
As irmãs Isabele e Sofia e a prima Ana Beatriz se divertiram no pula-pula e comeram pipoca. “Foi muito bom. Já pulamos no pula-pula duas vezes e comemos pipoca”, disse Isabele.
 
Já Maria Regina, de 46 anos, se programou para passar a manhã participando das ações disponibilizadas na Caravana de Serviços. “Nunca tinha vindo, mas é muito bom porque concentra vários serviços, o que facilita os encaminhamentos. O primeiro foi a atualização do Cartão do SUS”, contou. A moradora aproveitou para fazer a marcação do exame de mamografia, verificou a pressão e a glicemia, além de fazer as sobrancelhas também.
 
Dorys Day Soares, de 53 anos, pretende fazer o exame de mamografia. “Fiz o exame ano passado e foi detectado um nódulo. Me disseram que ele calcificou, mas quero fazer o acompanhamento. Além desse exame, quero fazer também o encaminhamento para o tratamento da apneia e o acompanhamento para tratamento das veias”, explica.   
 
Luiz Leonardo da Silva, outro morador beneficiado, veio em busca de informações sobre o Bolsa Família. Ele é auxiliar de pedreiro e estava acompanhado da esposa, que é dona de casa. “Quero saber se tenho direito ao benefício e quais os documentos necessários para dar encaminhamento à solicitação para receber”, contou.
 
Programação - A próxima edição da Caravana de Serviços será na sexta-feira (18), na Comunidade Dubai (Rua Jorge Lucena de Moura, nº 446, Mangabeira VIII). “Vamos levar os mesmos serviços e a novidade será a presença da Defensoria Pública, que vai trabalhar com a emissão da solicitação da segunda via da Certidão de Nascimento”, explica Raquel Feitosa.

A programação de outubro também prevê ação no próximo dia 25, no Bairro das Indústrias, Condomínio Vista Verde (Rua Florestal, nº 24). Para ter acesso a Caravana de Serviço a população deve levar a documentação pessoal (original e cópia).

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

// [Documentação] https://vlibras.gov.br/doc/widget/installation/webpageintegration.html