24/12/2024 às 08:00
O Natal será celebrado com os pacientes que estiverem internados nas unidades hospitalares da rede municipal de Saúde. Os hospitais municipais prepararam uma programação especial para comemorar a data junto aos profissionais que estiverem de plantão, além dos pacientes e seus acompanhantes. As atividades acontecerão nesta terça-feira (24) e quarta-feira (25), véspera e Dia de Natal, respectivamente.
Nesta terça-feira, a véspera de Natal será festejada por pacientes e profissionais de plantão no Hospital Municipal Valentina, referência para o atendimento infantojuvenil. Às 10h, o Papai Noel visitará as crianças e realizará a distribuição de presentes e, às 21h, a data será celebrada com uma ceia natalina.
“Estar no hospital é sempre um momento de fragilidade e quando se precisa estar internado em datas especiais, como o Natal, esse momento se torna ainda mais delicado. Por isso, buscamos ofertar um momento diferenciado para nossos pacientes e seus familiares para que essa data seja lembrada como algo bom, apesar da doença”, destaca a diretora-geral do Hospital Municipal Valentina, Tânia Menezes.
Na quarta-feira (25), o dia de Natal será celebrado no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) com uma Missa e um Culto, às 16h. As celebrações são destinadas a pacientes, familiares e profissionais de plantão. Nos demais hospitais o final do ano foi celebrado ao longo do mês com atividades diferenciadas para profissionais e usuários, como uma Cantata realizada no Complexo Hospitalar de Mangabeira.
Funcionamento dos hospitais – A assistência hospitalar na Capital está garantida durante o ponto facultativo (24) e feriado (25). Das seis unidades hospitalares, três funcionam como porta de urgência e a população pode buscar assistência diretamente, caso seja necessário. São eles o Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma), o Hospital Municipal Infantil do Valentina e o Instituto Cândida Vargas (ICV).
O Hospital Santa Isabel e o Hospital Geral e do Câncer funcionarão com atendimento apenas por meio de regulação para pacientes externos, mantendo a assistência 24h aos pacientes internados.
Já o Hospital Dia Irmã Beatriz Fragoso segue a portaria publicada no Diário Oficial do Município, na edição nº 0679, e terá o funcionamento alterado. Dessa forma, não haverá atendimento na unidade hospitalar nos dias 24 e 25. A suspensão dos atendimentos nessas datas não afetará a assistência prestada aos usuários, levando em consideração que o serviço realiza apenas procedimentos agendados e os pacientes não ficam internados.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera