31/12/2024 às 10:00
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) recolheu este ano 365 toneladas de resíduos eletroeletrônicos, como geladeira, computador, impressora, fogão, microondas entre outros, nos três pontos de descartes disponibilizados à população e durante serviços de coleta em residências, empresas e órgãos públicos, segundo informações do Setor de Coleta Seletiva da Autarquia.
De acordo com o Decreto nº 10.240/2020, que regulamenta a Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), é obrigação dos fabricantes e revendedores de produtos eletrônicos receber os materiais sem serventia e dar destinação ambientalmente adequada.
Conforme a diretora de Educação Ambiental, Kênia Chaves, a Prefeitura de João Pessoa contribui com a preservação do meio ambiente através de uma parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), responsável pelo recolhimento dos equipamentos coletados e encaminhamento deles para os polos de desmontagem e mineração dos materiais, que são usados como matéria-prima para as indústrias.
Outra ação da Prefeitura, através da Emlur, citada por ela como importante contribuição à preservação ambiental, é o serviço de Cata-Treco, que atende as demandas da população de forma gratuita, indo até às residências para fazer a coleta de móveis (camas, colchões, TVs, geladeiras, fogões e outros), evitando o descarte inadequado de resíduos sólidos nas vias públicas, terrenos abandonados ou nas encostas de rios.
Kênia Chaves alerta que o descarte de materiais nas ruas é um ato ilícito e punível com multa, conforme o Código de Posturas do Município de João Pessoa. “Se eletrônicos e eletrodomésticos são descartados de forma inadequada no meio ambiente, há o risco da poluição química devido às substâncias que compõem estes materiais”, acrescentou.
Serviço - A população pode descartar os resíduos eletrônicos na sede da própria Emlur – Avenida Minas Gerais, 177 –no Centro-Dia, localizado em frente ao Parque Arruda Câmara (Bica), e na Avenida Floriano Peixoto, s/n, em Jaguaribe.
Já a solicitação do serviço de Cata-Treco pode ser feita pelos telefones 3213-4237 e 3213-4238 e pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma ‘Prefeitura Conectada’.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera