13/01/2025 às 06:30
Equipes da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) realizaram, neste sábado (11), uma ação da campanha ‘Não é Não contra a Importunação Sexual durante o Festival Forró Verão, evento da Prefeitura de João Pessoa por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).
De acordo com a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de João Pessoa, Nena Martins, foi montada uma tenda na Praia de Tambaú, onde acontece o Festival para conscientizar a todos e que a violência contra as mulheres e LGBTQIA+ tem que acabar. As equipes entregaram material educativo e sensibilizaram a população sobre os diferentes tipos de assédio, como identificá-los e denunciá-los junto aos órgãos competentes.
De acordo com a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de João Pessoa, Nena Martins, foi montada uma tenda na Praia de Tambaú, onde acontece o Festival para conscientizar a todos que a violência contra as mulheres têm que acabar. As equipes entregaram material educativo e sensibilizaram a população sobre os diferentes tipos de assédio e de violência, como identificá-los e denunciá-los junto aos órgãos competentes.
“Nesta edição do Festival Forró Verão a campanha está sendo feita através de conversas e panfletagem. Recebemos três casos de violência doméstica e já encaminhamos essas mulheres para o Centro de Referência, porque elas não querem denunciar, mas sim acolhimento e atendimento psicológico”, destacou a secretária.
Nena Martins reforçou ainda que a campanha ‘Não é Não’ é todo dia. “É uma campanha permanente, durante todo o ano. Estamos nos terminais de ônibus, nos transportes públicos, nos eventos, visitando, conscientizando toda a população na questão do ‘Não é Não’”, afirmou.
Serviço – Em João Pessoa, a Prefeitura mantém uma rede estruturada para atender mulheres vítimas dos variados tipos de violência. Essa rede é composta por serviços diversos como o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, a Ronda Maria da Penha, o Espaço da Mulher Paula Adissi, o Instituto Cândida Vargas e a Rede Municipal de Atenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, responsável por promover a articulação entre instituições e serviços governamentais na esfera municipal para o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento de todas as formas de violência, doméstica e de gênero.
Canais de denúncia:
180 – Central de Atendimento à Mulher
197 – Polícia Civil
190 – Polícia Militar
153 – Ronda Maria da Penha
0800-283-3883 – Canal de acolhimento do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (atendimento 24h) e durante a semana, de segunda a sexta-feira, (83) 98695-3549, e das 8h às 17h, pelo telefone (83) 3213-7359.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera