02/04/2025 às 14:47
No final da tarde desta quarta-feira (02), os pescadores do Nordeste, em especial da Paraíba, marcaram um momento histórico ao garantirem uma vaga importante na diretoria da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), entidade de grande relevância na defesa dos direitos da pesca artesanal em todo o país.
O paraibano Jerônimo Arlindo da Silva, conhecido como “Galego do Peixe”, presidente da Colônia de Pescadores Z-23 de São Gonçalo, no município de Sousa, e também presidente da Federação de Colônias de Pescadores e Aquicultores de Águas Interiores (FCPAAI), foi eleito Conselheiro Fiscal e representante oficial da Federação no Nordeste.
“É uma conquista inigualável para nós pescadores e para todas as colônias do Nordeste. Agradeço ao nosso presidente Edivando Soares de Araújo pelo apoio e pelo conhecimento compartilhado”, declarou emocionado “Galego do Peixe” durante as comemorações em Brasília.
A chegada de “Galego do Peixe” ao Conselho Fiscal da CNPA, entidade de 100% de representatividade dos pescadores no Brasil, representa um reforço significativo na luta por novas conquistas para a categoria, especialmente para os pescadores artesanais das águas interiores, segmento historicamente pouco valorizado, mas vital para a economia e a segurança alimentar de milhares de famílias nordestinas.
O líder e defensor da categoria, Júnior do Peixe, filho de “Galego do Peixe” e referência política na região, destacou a importância da vitória:
“É um reconhecimento de anos de esforço, respeito e dedicação. Meu pai vai representar todos os pescadores do Nordeste numa entidade fundada pela Marinha do Brasil e que tem um papel estratégico para nossa categoria. Pode esperar que virão novas conquistas. Como filho, é um orgulho vê-lo alcançar essa posição, e como defensor da pesca, continuarei ao lado dele lutando por nossa gente”, ressaltou.
A eleição para a renovação da diretoria da CNPA e posse dos novos conselheiros foi realizada na manhã desta quarta-feira, em Brasília, consolidando um passo importante para o fortalecimento da categoria a nível nacional.
CNPA: A federação é responsável por defender melhores condições de trabalho, acesso a políticas públicas e apoio às comunidades tradicionais de pescadores.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera