Sousa/PB -
Saúde

Hospital Dia realiza as primeiras cirurgias de vasectomia

Ambos os hospitais são administrados pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Da Redação Repórter PB

23/08/2024 às 13:30

Imagem Primeiras cirurgias de vasectomia no Hospital Dia

Primeiras cirurgias de vasectomia no Hospital Dia ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Hospital Dia Irmã Beatriz Fragoso realizou, nesta sexta-feira (23), as primeiras cirurgias de vasectomia. Os procedimentos foram feitos em parceria com o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), que é referência nessa assistência. Ambos os hospitais são administrados pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Durante a manhã desta sexta-feira foram realizados quatro procedimentos de vasectomia e um de postectomia. Todos os pacientes passaram pelo planejamento familiar e por todo o fluxo instituído para a realização das cirurgias, que tem início nas Unidades de Saúde da Família e seguem no Hospital Santa Isabel.

“Entregamos à população, há pouco mais de um mês, o Hospital Dia, esse equipamento capaz de realizar consultas ambulatoriais de diversas especialidades, exames e cirurgias de pequeno porte; um equipamento que veio para reforçar e ampliar nossa rede, agilizando o serviço e promovendo a saúde de qualidade que a gente sempre desejou e vem trabalhando para isso aqui no Município. Hoje, a realização dessas cirurgias mostra a integração de toda a equipe da nossa rede, uma vez que os procedimentos acontecem em parceria entre dois dos nossos hospitais”, destaca a secretária executiva de Saúde, Janine Lucena.

O primeiro paciente a realizar a cirurgia foi Welviton Ferreira, de 38 anos, pai de dois filhos. “Resolvi com minha esposa que iria fazer a vasectomia e iniciamos o processo. No Hospital Santa Isabel fui muito bem recebido e passei por psicólogo, assistente social e fiz todos os exames. Quando deu o tempo exigido, por conta da lei, me informaram que a cirurgia seria aqui no Hospital Dia e preciso dizer que estou impressionado, essa é a primeira vez que vim aqui e estou bem satisfeito com a estrutura e atendimento ainda mais por ser pelo SUS”, conta o morador do bairro do Cristo.

Para ter acesso à cirurgia de vasectomia, o interessado pode procurar diretamente o Hospital Santa Isabel ou se dirigir à sua Unidade de Saúde para agendar a consulta com um urologista na unidade hospitalar. Na consulta, o especialista explica todo o procedimento e encaminha o usuário ao aconselhamento multiprofissional, em que são apresentados outros métodos contraceptivos ao paciente e, em seguida, são realizados os exames pré-operatórios. O usuário deve assinar o termo de consentimento para a realização da cirurgia, que acontecerá em até 60 dias. Após o ato cirúrgico, o usuário recebe as orientações pós-operatórias e é encaminhado para fazer o espermograma, exame complementar que avalia a fertilidade do homem.

Os pacientes operados nesta sexta-feira ficarão em observação pós-cirúrgica até o final do dia, quando receberão alta hospitalar.

Vasectomia – A vasectomia é uma cirurgia simples que interrompe a passagem dos espermatozóides. Após anestesia local, é feita uma pequena incisão para localizar os canais deferentes, por onde passam o sêmen com os espermatozóides. Eles são cortados e depois amarrados. Por fim, o médico fecha o pequeno corte. O procedimento costuma ser rápido e pode ser realizado até em ambulatório, sem necessidade de centro cirúrgico.

Postectomia - A postectomia, conhecida como circuncisão e/ou cirurgia de fimose, é o procedimento de remoção cirúrgica do prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis (glande). A remoção dessa pele facilita a higienização e diminui a incidência de algumas infecções

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.