Sousa/PB -
Saúde do Homem

Mutirão de cirurgias de vasectomia beneficia 25 pacientes neste sábado no Hospital Santa Isabel

Método contraceptivo seguro e ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a cirurgia de vasectomia faz parte do serviço em saúde do homem disponibilizado pelo Santa Isabel.

Da Redação Repórter PB

20/09/2024 às 07:30

Imagem Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), em João Pessoa

Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), em João Pessoa ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), administrado pela Prefeitura de João Pessoa, realiza, neste sábado (21), mais um mutirão de cirurgias de vasectomia, beneficiando 25 pacientes.

Método contraceptivo seguro e ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a cirurgia de vasectomia faz parte do serviço em saúde do homem disponibilizado pelo Santa Isabel. É um procedimento cirúrgico simples, seguro e rápido.

A cirurgia é realizada pelo Serviço de Urologia, que é coordenado pelo médico Rafael Rebouças. O profissional explica que para ter acesso à cirurgia de vasectomia, o interessado pode procurar diretamente o Hospital Santa Isabel ou se dirigir a uma unidade de saúde da família (USF), que vai agendar a consulta com um urologista.

“Na consulta, o especialista explica todo o procedimento e encaminha o usuário a uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos e assistente social, dando entrada nos trâmites para a realização da cirurgia”, informa o médico.

Vantagens - A cirurgia de vasectomia tem diversas vantagens para o homem e sua parceira. Além de representar a responsabilização também do homem na anticoncepção e no planejamento reprodutivo, o procedimento é de rápida realização e de recuperação mais simples do que, por exemplo, a laqueadura nas mulheres.

A cirurgia dura cerca de 30 minutos e conta com anestesia local e o paciente não precisa ficar internado, tendo alta no mesmo dia.

Dados do Ministério da Saúde apontam, entre as vantagens da vasectomia, a diminuição no uso de contraceptivos que prejudicam a saúde das mulheres, é um método seguro para evitar a gravidez, não afeta o desempenho sexual e é um procedimento ambulatorial de risco menor que a laqueadura.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.