04/11/2024 às 19:29
O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba (PRDC), o Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público de Contas (MPC), com apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, pelo seu Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, lançam no mês de novembro uma campanha com vídeos curtos, para redes sociais, com pessoas e profissionais que abordarão a importância do homem cuidar da saúde, com destaque para o câncer de próstata sob vários aspectos, incluindo a prevenção primária e detecção precoce. Outra campanha ocorreu no mês passado, com o Outubro Rosa.
Os vídeos retratarão a temática do câncer de próstata sob a perspectiva médica, jurídica, da preparação física, dentre outras. Serão postados, ao longo do mês, no Instagram do MPF (@mpf_oficial) e no canal do MPF/PB no Youtube.
A procuradora da República Janaina Andrade alerta que o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, sendo causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. “No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). É nesse cenário de dados alarmantes que o MPF chama a atenção para o Novembro Azul. O mês de novembro é momento de reflexão sobre a importância do cuidado com a saúde do homem, que deve ser constante, inclusive com a busca de prevenção primária, como alimentação saudável, atividade física, dentre outros hábitos”, disse a procuradora.
Já o procurador-chefe do MPF na Paraíba, Bruno Galvão Paiva, reforçou que o cuidado com a saúde do homem é fundamental, especialmente quando se trata de câncer de próstata. “A detecção precoce pode salvar vidas e garantir uma melhor qualidade de vida. É essencial que todos os homens estejam conscientes da importância de exames regulares e adotem um estilo de vida saudável", afirmou.
Mais números - Segundo o Inca, vinculado ao Ministério da Saúde, o número estimado de casos novos de cânceres de próstata no Brasil, para o triênio 2023/2025, é de 71.730, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada cem mil homens. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata ocupa a segunda posição entre os tipos mais frequentes de neoplasia.
Os estudos indicam que o câncer de próstata demora a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberto em estágio avançado. Assim, mesmo na ausência de sintomas, os homens devem procurar regularmente o médico ou unidade de saúde do local onde mora para indicação da melhor forma a seguir na prevenção.
Prédios iluminados – Além da campanha em vídeos, assim como aconteceu no Outubro Rosa, o Ministério Público Federal iluminará os prédios das Procuradorias da República em João Pessoa, Campina Grande e Sousa, como forma de conscientizar a população acerca da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Ministério Público do Trabalho também confirmou que iluminará seus prédios na Paraíba.
Fonte: Ascom
Para ler no celular, basta apontar a câmera