13/11/2024 às 10:20
O grupo de estudos Os Sapiens da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Francisca Martiniano da Rocha, localizada na cidade de Lagoa Seca, no Agreste da Paraíba, foi convidado para conhecer o Departamento de Estudos Pedagógicos da Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade do Chile, no primeiro semestre de 2025, em Santiago. Os estudantes e professores do grupo terão oportunidade de apresentar alguns dos projetos desenvolvidos na escola que tem metodologia alinhada com as trabalhadas na instituição internacional.
O contato foi firmado após uma visita feita em junho do ano passado, quando professores das Universidades do Chile e da Argentina visitaram o grupo de estudo. Essa visita ocorreu por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba, com quem o grupo mantém parceria.
“Esse primeiro contato estreitou as relações com a Universidade do Chile que possui em seu programa no Departamento de Estudos Pedagógicos da Faculdade de Filosofia e Humanidades, que possui metodologias que combinam com as exploradas em nossa escola e com os componentes curriculares das ECITs no Estado da Paraíba”, explicou o professor, Alexandre Lima.
A visita ao Departamento terá o propósito de compartilhar experiências com participações no Congresso de Educação que ocorre no mês de maio do próximo ano, como visitas em departamentos e escolas que são assistidas pela Universidade.
“O professor de Matemática Mozart Guimarães foi o responsável pela articulação com o programa para formalizar a parceria entre a Ecit Francisca Martiniano da Rocha e a Universidade do Chile e prosseguir com o trâmite burocrático para que essa relação tenha uma construção sólida e que possa trazer benefícios para as duas instituições”, frisou Alexandre.
O grupo de estudos Os Sapiens foi formulado em 2020 e já passaram 85 estudantes coordenados por oito professores. O Grupo já participou de congressos, projetos, feiras, competições e ações comunitárias.
Entre os projetos desenvolvidos pelo grupo estão:
Artereza: Desenvolvimento de plataforma digital para comercialização de produtos artesanais em lagoa seca.
Bioplástico: Para uma crise global, resposta local: criação de plástico sustentável.
Ecofil: Produção de filamento reciclável para impressão 3D.
Filtruvial: Filtro para purificação de águas pluviais.
Índice de cesta básica de Lagoa Seca - PB: Educação financeira e planejamento orçamentário para famílias de baixa renda.
Seed Bombs: Reflorestando com bioplástico.
Xô Palha: Sistema repelente autônomo no combate a Leishmaniose.
Valor no campo: Educação financeira e planejamento orçamentário para famílias da zona rural.
Mandacaru: Gamificação e cultura no processo de aprendizagem para produção de repelentes e velas aromatizantes na prevenção ao Aedes aegypti.
Projeto Timbú: Proteção da fauna silvestre e segurança viária a partir do pensamento de celso furtado e da agenda 2030 teorema de pascal aplicado em modelos compactos e sustentáveis de aquaponia e carneiro hidráulico para produtores e consumidores de Lagoa Seca.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera