15/11/2024 às 09:00
Instituído em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial e Nacional do Diabetes é comemorado em 14 de novembro. O principal objetivo da campanha é reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente para evidenciar a importância da prevenção. O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), promove ações itinerantes, com o propósito de intensificar a prevenção e os cuidados de vários tipos de patologias, entre elas o diabetes.
“Durante as visitas itinerantes, nossa equipe médica diagnosticou alguns servidores (as) e magistrados (as) do Poder Judiciário estadual com diabetes. Com base nessas informações, passamos a acompanhar cada caso, realizando orientações para que essas pessoas tenham uma vida normal e possam conviver com a doença da melhor forma possível”, comentou a gerente da Gevid, Valéria Beltrão. O diabetes pode ser diagnosticado através de dosagens de glicose, em jejum, ou da realização de teste oral de tolerância à glicose, conforme indicação médica.
A educação é um fator chave para o bom controle e convívio com a doença. Se você recebeu o diagnóstico positivo para diabetes, é importante buscar informações confiáveis com seu médico, entender as causas, os fatores de risco e as complicações. Os endocrinologistas afirmam que compreender o seu tratamento fará a diferença para melhorá-lo e desfrutar de mais qualidade de vida.
De acordo com o Ministério da Saúde, o diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Tipos - No diabetes tipo 1, o organismo perde sua capacidade de metabolizar a glicose (açúcar) e normalmente acomete crianças e adolescentes. Além disso, o fator hereditário, que é quando há histórico familiar, pode contribuir também. Já o diabetes tipo 2 se caracteriza pela resistência da insulina, se apresenta de maneira gradativa e é mais comum em adultos com hábitos inadequados, que resultam no excesso de peso, dislipidemia (gorduras no sangue) e hipertensão. Ambos têm tratamento.
Prevenção - A melhor forma de prevenir o diabetes é praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável consumindo frutas, verduras e reduzindo sal, açúcar e gorduras. É importante também manter o peso controlado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar. Pessoas com histórico familiar de diabetes devem redobrar os cuidados. Além dos fatores genéticos e a ausência de hábitos saudáveis, outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento do diabetes como a pressão alta, colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue, o sobrepeso principalmente se a gordura estiver concentrada em volta da cintura e doenças renais crônicas.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera