Sousa/PB -
Inclusão Digital

João Pessoa sai na frente em termos de revolução tecnológica com projeto VLibras

O VLibras representa um marco para a acessibilidade no Brasil, aproximando milhões de pessoas da inclusão digital e mostrando que a tecnologia pode ser um instrumento poderoso de transformação social.

Da Redação Repórter PB

02/12/2024 às 08:15

Imagem Revolução tecnológica com projeto VLibras

Revolução tecnológica com projeto VLibras ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2024 trouxe destaque a João Pessoa como um dos polos de inovação do Brasil. Durante o evento, realizado até este domingo (1), no Espaço Cultural José Lins do Rego, a capital paraibana mostrou como ciência e tecnologia podem transformar a sociedade, especialmente no campo da inclusão digital.
 
Um dos destaques foi o VLibras, uma tecnologia desenvolvida para tornar o ambiente digital mais acessível para as pessoas surdas, ao traduzir áudio em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em tempo real. “Estamos reconhecendo o áudio, transmitindo e traduzindo para Libras em tempo real”, comentou o secretário de Ciência e Tecnologia da Capital, Guido Lemos, que lidera o projeto.
 
O VLibras representa um marco para a acessibilidade no Brasil, aproximando milhões de pessoas da inclusão digital e mostrando que a tecnologia pode ser um instrumento poderoso de transformação social.
 
Inovação ao alcance de todos – O projeto combina inteligência artificial e processamento de linguagem para oferecer traduções instantâneas em uma plataforma aberta e gratuita, disponível para uso em websites, aplicativos e sistemas operacionais. Isso significa que qualquer pessoa ou instituição pode integrar a ferramenta e ampliar a acessibilidade de seus serviços.
 
Além de ser uma ferramenta prática, o VLibras simboliza o compromisso do Brasil com a inclusão, ao mostrar que tecnologia e cidadania podem caminhar juntas.
 
Ciência e Inspiração – A SNCT 2024 reforçou o papel de eventos como esse para inspirar novas gerações de cientistas, desenvolvedores e educadores. Projetos como o VLibras provam que a ciência pode ser não apenas criativa, mas também profundamente humana. A revolução tecnológica iniciada por iniciativas como essa é um convite para que mais pessoas e instituições se unam em prol de um futuro mais inclusivo.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.