Sousa/PB -
Encontro

Aesa apresenta avanços na gestão hídrica durante audiência pública na ALPB

O Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos (Seira) foi apresentado como uma ferramenta inovadora, que,além de fornecer dados meteorológicos, disponibiliza informações voltadas à agricultura e pecuária.

Da Redação Repórter PB

03/12/2024 às 16:30

Imagem Audiência pública na Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB

Audiência pública na Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O novo Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos (Seira); a atualização dos planos das bacias hidrográficas do Rio Paraíba, do Litoral Sul e do Litoral Norte; a modernização nos sistemas de licença e outorga; e as ações de fiscalização realizadas em 2024 foram as ações executadas pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) destacadas na apresentação do Relatório Anual de Gestão dos Recursos Hídricos durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
 
O relatório foi apresentado pelo presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, durante a sessão que ocorreu nessa segunda-feira (2), quando ressaltou os avanços que consolidam a Paraíba como referência nacional no gerenciamento de recursos hídricos. “Hoje nós estamos apresentando a realidade do que é a gestão de recursos hídricos na Paraíba, os avanços e como o estado se tornou referência nacional no gerenciamento desses recursos, com 100% das metas atingidas e com destaque no cenário nacional pelo quarto ano consecutivo”, destacou o presidente.
 
O Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos (Seira) foi apresentado como uma ferramenta inovadora, que,além de fornecer dados meteorológicos, disponibiliza informações voltadas à agricultura e pecuária. “Nós vamos dar uma ferramenta, inédita e única no Brasil, para os usuários da agricultura e da pecuária se programarem nos seus plantios, na sua irrigação e também receber no seu aplicativo todas as informações de chuva e de veraneio”, explicou Loureiro.
 
O relatório destacou ainda que 100% das bacias hidrográficas estaduais estão com planos atualizados ou em atualização. Além disso, a Paraíba foi o único estado brasileiro a acertar a previsão climática durante o fenômeno "El Niño", demonstrando a precisão técnica de sua equipe.
 
Prestigiaram a sessão o diretor de Operações, Beranger Araújo; a gerente de Planejamento, Ana Emília; o diretor Administrativo e Financeiro, Joacy Mendes; o diretor de Gestão e Apoio Estratégico, Waldemir Azevedo; a subgerente de Planos, Larissa Freitas; e a subgerente de Planejamento, Bianca Maria Limeira.
 
Durante o encerramento, o presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, deputado Eduardo Carneiro, avaliou que a exposição do presidente da Aesa demonstra que todas as metas previstas para 2024 foram cumpridas com sucesso. “Sem dúvida nenhuma, a Aesa cumpre com seu papel e o seu planejamento para 2025 é de mais avanços", finalizou.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.