13/12/2024 às 07:20
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), abriu inscrições para o Programa Celso Furtado de Inovação Educacional e Desenvolvimento Regional. O edital oferece 25 vagas, sendo 20 para Pesquisadores Especialistas e 5 para Especialistas no Sistema Prisional. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site oficial da Fapesq www.fapesq.rpp.br, até o dia 23 de dezembro.
Os selecionados irão integrar o Programa, que visa promover reflexões, soluções inovadoras e transformação social, alinhando o pensamento do economista Celso Furtado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As bolsas têm o valor mensal de R$1.500,00, com duração de 12 meses e carga horária de 20 horas semanais.
O programa é inspirado na obra do economista paraibano Celso Furtado, e busca unir saberes acadêmicos e sociais para o desenvolvimento sustentável. Entre os principais objetivos, estão: Promover reflexões sobre desenvolvimento regional a partir da obra de Celso Furtado; incentivar o uso de tecnologias sociais e digitais em soluções inovadoras; fortalecer a interação entre academia e sociedade por meio da divulgação científica.
Os pesquisadores especialistas do Programa Celso Furtado devem acompanhar as equipes, fornecer consultorias, orientações e monitorar a frequência nas atividades. Participam de ações como fóruns, oficinas de escrita científica e inovação social, além de contribuir na avaliação de projetos e elaboração de livros. Eles também apoiam a mentoria das equipes e ajudam no planejamento e execução de atividades formativas do programa ao longo do ano.
O resultado final está previsto para o dia 27 de janeiro de 2025 e o início das atividades no dia 3 de fevereiro de 2025.
Para dúvidas e mais informações, acesse o edital no link https://fapesq.rpp.br/editais/editais-abertos/edital-56-2024-secties-fapesq-pb-selecao-de-pesquisadores-especialistas-para-o-programa-celso-furtado-de-inovacao-educacional-e-desenvolvimento-regional.pdf/view.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera