Sousa/PB -
Relatório

Centros de Atendimento ao Autista realizaram mais de 70 mil atendimentos no ano passado

As unidades dos CAAs, instaladas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Solânea, têm seus serviços executados por instituições não governamentais conveniadas com o Estado.

Da Redação Repórter PB

03/01/2025 às 17:00

Imagem Centro de Atendimento ao Autista (CAA)

Centro de Atendimento ao Autista (CAA) ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

Os Centros de Atendimento ao Autista (CAAs) implantados e financiados pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizaram 73 mil atendimentos no ano de 2024, nas três unidades existentes na Paraíba. Só na Capital, foram mais de 26 mil atendimentos nas terapias e demais serviços ofertados pelos equipamentos.

As unidades dos CAAs, instaladas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Solânea, têm seus serviços executados por instituições não governamentais conveniadas com o Estado. Desta forma, crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) encaminhadas pela Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) são acompanhadas nos CAAs por profissionais especializados nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Educação Física, etc.

Só no CAA de João Pessoa, que funciona no bairro do Rangel e tem o serviço executado pela Missão Resgate, são cerca de 400 crianças e adolescentes assistidos. No local, foram feitos no ano passado 26.618 atendimentos.

No CAA de Campina Grande são aproximadamente 300 usuários. No equipamento são atendidas crianças e adolescentes com TEA da segunda Macrorregião de Saúde do Estado, que envolve 70 municípios pactuados. Em 2024, foram feitos 16.547 atendimentos. Quem executa os serviços do Centro é a Associação Campinense de Pais de Autistas (ACPA).

Já o CAA da cidade de Solânea atende cerca de 500 usuários dos municípios de Arara, Bananeiras, Belém, Borborema, Casserengue, Cacimba de Dentro, Dona Inês, Serraria e Solânea. No ano passado foram feitos 30.371 atendimentos. Em Solânea existe a peculiaridade de uma gestão tríplice: Governo Estadual, Instituto Casa Azul (órgão executor) e as nove prefeituras beneficiadas com o Centro.

Além das terapias e demais serviços ligados à saúde, os Centros de Atendimento ao Autista realizam diversas atividades que promovem a interação, sociabilização e inclusão das crianças e adolescentes atípicos, nas comemorações de datas como o Dia das Mães e dos Pais, São João, 7 de Setembro, Dia das Crianças, Natal e outros eventos.

Os pais e responsáveis pelos usuários também recebem apoio, como por exemplo podendo participar de oficinas de culinária, artesanato e outras oferecidas pelos Centros.

Para que todos esses atendimentos e ações fossem realizadas, o Governo da Paraíba investiu mais de R$ 4 milhões nos três equipamentos.

“O ano de 2024 foi um ano de muitas metas alcançadas, muitas famílias atendidas e referenciadas pelos nossos Centros de Atendimento ao Autista. Em 2025 esperamos promover ainda mais justiça social, prestar o atendimento necessário e garantir o direito do usuário”, destacou a coordenadora estadual de Política Pública para a Pessoa com Deficiência, Emília Oliveira.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.