Sousa/PB -
Campanha

Janeiro Branco: Tribunal de Justiça da Paraíba define ações voltadas à saúde mental e emocional

Na tarde desta terça-feira (14), integrantes da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba se reuniram, para tratar sobre as ações do ‘Janeiro Branco’, no âmbito do Poder Judiciário estadual.

Da Redação Repórter PB

15/01/2025 às 07:20

Imagem Valéria Beltrão: gerente da Gevid

Valéria Beltrão: gerente da Gevid ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O início de cada ano sempre envolve planejamento sobre várias questões do cotidiano, mas pode e deve ser um convite a uma reflexão sobre a saúde mental e emocional. O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha nacional com esse propósito e inspirada por movimentos como o ‘Outubro Rosa’ e o ‘Novembro Azul’, com objetivo de sensibilizar a população para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados especializados quando necessários.

Na tarde desta terça-feira (14), integrantes da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba se reuniram, para tratar sobre as ações do ‘Janeiro Branco’, no âmbito do Poder Judiciário estadual.

Conforme a gerente da Gevid-TJPB, Valéria Beltrão, ficou definido que serão distribuídos, presencialmente, folders explicativos sobre a importância da Campanha ‘Janeiro Branco’ e sobre os cuidados com a saúde mental e onde procurar ajuda. “Além desse material, que também será disponibilizado em formato virtual em grupos de WhatsApp e e-mail, vamos promover plantões de escuta psicológica”, adiantou a gerente.

Valéria Beltrão ainda disse que cada pessoa, cada organização e cada poder público pode ser uma fonte de saúde mental na vida de todos ao seu redor, contribuindo para a criação de relações mais saudáveis, sociedades mais justas e um mundo mais harmônico e feliz.

“Que o ‘Janeiro Branco’ seja um ponto de partida para um ano mais leve, consciente e saudável. Afinal, cuidar da saúde mental não é um luxo, mas uma necessidade para viver plenamente”, acrescentou a gerente. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que equivale a cerca de 18 milhões de brasileiros. A depressão também é uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia de Covid-19, que levou a um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país.

Rede de apoio – A Gerência de Qualidade de Vida do TJPB ainda lembra que existe uma rede de apoio voltada às pessoas que precisam de ajuda. Entre as principais instituições estão o Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do telefone 188; os Pontos de Atendimento de Saúde Mental; e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Já os servidores (as), juízes (as) e prestadores de serviço do Tribunal de Justiça da Paraíba podem acionar a Gevid pelo número (83) 99144-0048.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.